A teoria da Escola como Aparelho ideológico de Estado.

O filósofo Althusser o autor dessa teoria, procura mostrar duas naturezas políticas do Estado. Portanto, denominadas por aparelhos repressivos, o exército, a polícia, os tribunais, as prisões.

Por outro lado, entendidos por aparelhos ideológicos de Estado, o aspecto religioso, as diversas igrejas, a escola, o sistema das diferentes escolas, públicas e particulares.

Com efeito, também, o sistema político os diversos partidos, sindicatos, imprensa, rádio e televisão, a cultura, letras e artes, etc.

Os aparelhos ideológicos surgiram da ideia, por meio da qual a ideologia sustenta-se materialmente, seu fundamento é regulado por práticas rituais substancializadas institucionalmente, materializando em aparelhos ideológicos.

Com efeito, segundo Althusser a escola como AIE formata como instrumento simbólico sustentado ideologicamente as reproduções das relações de produção capitalista.

Sendo assim, coloca na cabeça dos alunos durante a formação acadêmica, saberes sustentadores do domínio político.

Portanto, preparando posteriormente, como agentes da dominação econômica, dentro da sociedade capitalista liberal.

Os agentes ocupam postos tanto nos aparelhos de repressão, como em aparelhos ideológicos. Desse modo, a escola transforma em um lugar de instrumentalizar os alunos como futuros agentes de perpetuação do domínio social de classes.

Desse modo, evita a equalização social, a escola um mecanismo de manutenção da burguesia em defesa de seus interesses.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 12/04/2017
Reeditado em 12/04/2017
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