Projeto : A TORRE

PROJETO

A

TORRE

AUTORA: MARIA DE LOURDES SANTOS

FASES DA TORRE

Fase 1 – Castelo de areia

Fase 2 – Ovelhas

Fase 3 Colocando os ovinhos nos ninhos das árvores.

Fase 4 o Exercito – Ponte de cordas

Fase 5 O túnel de minas

Fase 6 O exercito- Estrada de pneus e obstáculos.

Fase 7 O exercito- Escalada.

Fase 8 Os guerreiros

Fase 9 Os socorristas

Fase 10 Cantar em equipe

Fase 11 Vencendo dificuldades.

Fase 12 Grito da Vitória e organização das bandeiras na Torre e fotos no mural.

A TORRE

Justificativa.

Este Projeto tem por finalidade criar nos participantes um espírito de confraternização e trabalho em conjunto com os demais membros da equipe.

As pessoas que a integram terão que formular estratégias para vencer o jogo ajudando uns aos outros para que todos cheguem ao final da fase pegarem a bandeira. Os desafios saudáveis, com regras humanitárias, sendo diferenciado por conter fases que podem avançar e retroceder dependendo do comportamento dos integrantes da equipe que deve permanecer unida e todos juntos ate o final para o enfrentamento das provas.

O objetivo deste projeto é que é possível englobar entidades e conselhos, envolvendo a juventude e as pessoas em geral. Inserindo em atividades que visem o desenvolvimento de aptidões físicas, mentais e intelectuais com brincadeiras direcionadas para a interação e socialização de grupos com regras claras, tirando do comodismo e do sedentarismo.

Objetivos Específicos:

Incentivar os jovens a se organizar em grupos, em que participar seja o foco principal ajudando-se mutuamente para alcançarem a vitória, progredindo nas fases do jogo juntos.

Promover a participação de jovens e adultos em jogos em que tenha desafios e interações.

Desenvolvimento:

A Torre visa o desenvolvimento de varias áreas de lazer, com desafios e fases a serem cumpridas com regras para cada fase, locais específicos onde estará sinalizado com uma bandeira numerada e com o desenho da torre, sendo as teada em um mastro para que possa ser visualizada de longe com facilidade, podendo ter a participação das pessoas envolvidas e pessoas que poderão acompanhar as fases com as equipes que estarão competindo, por serem fases que avançam e retrocedem, vários grupos poderão se conhecer e interagir juntos.

Cada fase deve ser cumprida na sua totalidade, caso aja desistência de um ou mais participantes pode haver substituições por até três pessoas na equipe, mas os que desistiram deverão acompanhar o grupo até o final e na prova final deverão estar juntos com o grupo que estará com a sua cor especifica e cumprira as provas que o grupo escolheu ao iniciar o jogo a torre só podendo não comparecer no final caso esteja doente, ou viajando, mas deve justificar com antecedência caso viaje para o grupo e para os organizadores.

A torre é um jogo de fases cada fase é distinta com bandeiras numeradas só concluindo quando todas as bandeiras ganhas pela equipe estiverem sido expostas na torre. Poderão participar varias equipes que terão a cor que a equipe escolheu no inicio do jogo, não podendo ter a mesma cor de outra que já estiver participando, cada equipe vai escolher a sua cor da equipe com seus integrantes e a cor das camisetas é a mesma cor da bandeira.

No final todas as bandeiras serão colocadas na torre em ordem crescente de 1 -2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12.

Para iniciar a torre a equipe deverá sempre contar com um número acima de 10 participantes e para competir sempre acima de 3 equipes. Caso houver apenas 3 equipes competindo e uma sofra penalidades ou tenha que retroceder as outras continuam competindo.

As regras devem ser lidas para as equipes antes do inicio da primeira fase e a cada fase antes de começar deve ser lida as regras da fase, pois o se não cumprir as regras vai acarretar danos a equipe que poderá retroceder fases, todos devem saber de todas as fases antes e de todas as fases durante para que não aja alguém alegando desconhecer as regras.

As fases consistem em desafios que concluídos a equipe pega a bandeira da fase( mini bandeira numerada com o número da fase) e serão colocadas na fase quando fechar 12 bandeiras na torre.

E a exposição das fotos no mural que deve ter espaço com a cor da equipe em cima e a cor mais suave para a exposição das fotos de todos os locais das provas e o enfrentamento dos desafios, que deve ser acompanhado por organizadores, podendo conter premiação em dinheiro.

O mural deve ser grande para conter todas as fotos e colocado na torre que é o local das bandeiras. Este local é sinalizado com um mastro com uma bandeira com um desenho da torre. E todos os locais onde vai acontecer o jogo deve estar numerado com a número da fase com o desenho da torre e deve ser bem sinalizado.

Pode se explorar diversos locais onde as fases vão ser cumpridas e os locais devem ser adequados para que sejam bem aproveitados pelos organizadores.

O jogo a torre pode ser concluído em dias, não especificar prazo pois a participação de várias equipes interagindo juntas e o que vai distingui-las é a cor da camiseta e as bandeiras no final.

Os participantes de uma equipe não podem participar de outra durante as fases da torre, somente podendo ser integrantes de outra equipe após o termino das provas e a conclusão da TORRE.

REGRAS:

Inicia-se o jogo a Torre fases, com os participantes sabendo as regras e que todos devem cumpri-las na totalidade.

Cada etapa deve ser cumprida até o final com todos os participantes, podendo haver 3 substituições, mas estas devem acrescentar nas próximas fases e devem fazer parte na ultima fase.

Quando alguém durante o desafio machucar por um esbarrão outro integrante de outra equipe adversária ou até mesmo da mesma equipe toda a equipe do causador do machucado volta 5 fase ( cinco fases), tendo que deixar as bandeiras conseguidas pois estas perdem a validade e retrocedem cinco fases, o grupo que o integrante foi machucado avança cinco fases caso o machucado foi causado por um grupo adversário, se foi a equipe que este é integrante a equipe retrocede cinco fases, para que possa continuar o jogo e avançar deve repetir as fases novamente. Se quem machucou for da própria equipe foi um integrante da própria equipe esta fica penalizada a repetir cinco fases, se o integrante puder participar vai junto com a equipe mas se tiver com dor ou tiver que ser medicado fica sem participar de 2 fases ou até ficar bom, podendo ingressar na equipe quando se sentir bem, mas deve acompanhar a equipe sem poder ser excluído e o causador do machucado deve se desculpar e ajudar a socorrer.

Nenhum integrante pode: machucar, dar empurrão, puxar pela camisa, brigar, dar socos, ofender usando palavras preconceituosas.

Deve-se respeitar todos os integrantes da torre , lembrando sempre que é uma brincadeira e que se agir mal toda equipe vai pagar pelos erros de um integrante. E se caso alguém agir mal toda a equipe deve se desculpar com a outra equipe antes de pegarem a bandeira.

Se acaso for acrescentado mais integrantes na equipe estes devem estar juntos com os demais na foto que concluíra a fase e vai seguir junto com a equipe para as seguintes fases e até o final da torre.

Caso alguém se machucar ou tiver algum problema de saúde que o impeça de participar em uma fase da torre, a equipe vai colocar na bandeira uma bolinha vermelha, e se houver substituição uma bolinha verde se duas duas bolinhas verdes, se 3 substituições 3 bolinhas verdes. Na próxima fase não poderá haver substituição tendo que passar 3 fases ( três fases) para poder acrescentar mais integrantes pois os que foram substituídos nesta fase por um motivo que deve ser relatado para a equipe e para os organizadores, mas para não prejudicar a equipe deve acompanhar a equipe ate o final e na fase final deve participar, se puder participar de outras fases deve ingressar e participar.

A equipe deve formular um grito de vitória para durante o percurso e o enfrentamento das fases da torre gritar e no final durante a ultima fase poder gritar com sua equipe no círculo, onde todas as equipes de mãos dadas vão dar seu grito de vitória e no termino todas juntas.

Cada fase cumprida as bandeiras devem ser pegas e dadas para os organizadores.

Todas as fotos devem ser tiradas durante a fase e no momento que esta sendo feita, não vai ser aceito fotos de outros locais para preencher o número de fotos no final.

As fotos são a prova do cumprimento das fases e devem ser expostas na sua ordem no mural, deve-se conter a foto do grupo com a bandeira no final de todas as fases.

Os integrantes de uma equipe não poderão participar de outra equipe durante as fases da torre somente após o encerramento da torre, poderá ingressar no jogo novamente.

FASE 4: Se alguém cair na ponte e não for ajudado e recolocado na ponte a equipe de quem derrubou recomeça do inicio da ponte, caso for a sua equipe também recomeça no inicio da ponte.

FASE 5 :O túnel: Nesta fase existe uma regra diferenciada, quando a tinta atingir o rosto da pessoa , esta sai do túnel e fica do lado de fora com os demais atingidos no rosto, se caso sobrar mais de quatro integrantes de sua equipe toda equipe avança para a fase 6, caso sobrar menos de 4 integrantes a equipe retorna do inicio do jogo fase 1 pois são considerados anulados no túnel. Tendo a chance de recomeçar o jogo do inicio.

A FASE 8 : Os guerreiros :A regra é não pode atingir o rosto de nenhum membro da equipe sua ou da equipe adversaria , quem tiver recebido mais de 5 pedras sai do jogo. No final os que restarem vão para fora. Caso não restar ninguém da equipe sem serem atingidos, esta equipe retrocede 2 fases .A equipe que sobraram membros avança para a fase seguinte, Se em ambas as equipes não sobraram ninguém ao toque da corneta , ambas as equipes vão retroceder duas fases, mas se sobrarem um ou mais membros a equipe avança para a fase seguinte

FASES:

FASE 1 : O castelo de areia : Fazer um castelo de no mínimo um metro por no mínimo 25 cm de altura com o torres e muralhas .

Cinco fotos pegar a bandeira.

FASE 2 : A fazenda:Cenário rural No mínimo 25 ovelhas, o curral deve ser construído de cerquinhas sem ponta, as ovelhas podem se dispersar e agrupar, pode ser ovelhas verdadeiras ou pessoas vestidas de ovelhas, a equipe deve se organizar de tal forma a pegar todas as ovelhas e colocar no curral podendo participar com outras equipes juntas, só que conta para a próxima fase a equipe que colocar mais ovelhas no curral , as ovelhas podem se dispersar e correr por 20 minutos. só se encerra quando todas as ovelhas estiverem todas no curral e as equipes devem cuidar para não machucar nenhuma ovelha a equipe que machucar fica congelada 5 fases.

No encerramento o premio é poder inciar a próxima fase primeiro

Fotos 3 mínimo e máximo 5 , pegar a bandeira.

FASE 3: Colocando os ovinhos nos ninhos nas árvores:

Cada equipe terá de colocar 8 ovinhos nos ninhos de 4 árvores bem dispersas e que estarão com a cor da equipe, que só vai passar na próxima fase quando colocar 2 ovinhos que terão a cor da equipe e terão que estar dentro dos ninhos que estarão numerados e a equipe deve se organizar a encontrar as árvores e colocar os ninhos na árvore certa com os números certos, não avança a equipe que colocar os ovos nas árvores de outras ou árvores que não sejam da cor da equipe, a cor será uma fita com a cor da equipe que esta vai poder identificar e vai ter que colocar os ovos numerados nos ninhos com os mesmo numero, a equipe não vai avançar tendo que repetir a prova caso um ou mais ovos estiverem nos ninhos errados, a equipe vai ter que se organizar para subir nas árvores sendo que terão que se ajudar para um subir , somente passam para a próxima fase após terem colocado todos os ovinhos nos ninhos com o numero certo e não podem errar de árvores. Nenhuma equipe pode mexer na fita que deve ser deixada como esta e deve ser colocada pelos organizadores de forma visível e bem colocada pode ser colocada em um galho que não possa ser tirada por nenhuma das equipes

Concluída a prova a equipe pega a bandeira, tira no mínimo 3 fotos e no máximo 5 fotos.

FASE 4 : O exercito.( a ponte de cordas) . A ponte deve estar a um metro e meio do chão e medir no mínimo 10 metros,ter duas cordas de cada lado. E comportar quatro pessoas adultas lado a lado, deve ser feita com ripas grossas e bem feita , o chão deve ter uma camada de um metro de areia para amaciar a queda, a equipe deve passar, se alguém cair e não for ajudado e recolocado na ponte, toda equipe retorna ao inicio, todos devem se ajudar a passar na ponte, se todos caírem todos retornam, para o inicio da ponte. Se acontecer de alguém cair por um esbarrão sem maldade e não ocasione queda deve quem o esbarrou não importa de qual equipe recolocá-lo onde ele caiu ajudando ele a subir e os outros vão ajudá-lo também , caso não fizer toda a equipe retorna ao inicio da ponte, deve se ter obstáculos, após a ponte para dificultar a passagem até o final, e a equipe deve chegar junta no final pegar a bandeira.

Fotos de 3 a 5 fotos.

FASE 5 O exercito O túnel com minas:

Cenário deve ser o mesmo da ponte de cordas pois é uma sequência do exercito, nesta fase temos o túnel com minas deve ser de vidro transparente e com minas escondidas dentro do túnel que deve ser de tinta guache ou corante amarelo e estar bem escondida, no chão, dentro do túnel.

Nesta fase existe uma regra diferenciada, quando a tinta atingir o rosto da pessoa , esta sai do túnel e fica do lado de fora com os demais atingidos no rosto, se caso sobrar mais de quatro integrantes de sua equipe toda equipe avança para a fase 6, caso sobrar menos de 4 integrantes a equipe retorna do inicio do jogo fase 1 pois são considerados anulados no túnel. Tendo a chance de recomeçar o jogo do inicio.

FASE6: O exercito: Estrada de pneus e obstáculos. Em linha reta e em curvaturas.

Nesta fase todos vão passar pela estrada de pneus andando por cima e transpondo obstáculos a estrada deve ter 5 metros e os obstáculos vão desde cordas para passar por baixo até passar por entre pequenos ovos sem quebrar nesta fase não existe nenhuma penalidade, todos passam os obstáculos e quando chegar ao final, pegar a bandeira, tirar de 3 a 5 fotos. todos vão para a fase seguinte.

FASE 7: O exercito, escalada

Paredão de 3 metros de altura que pode conter obstáculos que simule uma montanha, deve ser bem seguro com cordas firmes para a subida a uma distancia onde um integrante da equipe possa ajudar o outro a subir, os locais para agarrar deve ter cordas bem seguras e as pessoas bem amarradas as cordas, o grau de dificuldade é a subida bem segura, e um pode ajudar o outro na subida dando as mãos. Deve ser bem feito para evitar acidentes e quedas. A escalada é ingrime e a descida deve ser também como a parte anterior feita como uma montanha de pedras.

Após a descida pegar a bandeira e bater de 3 a 5 fotos.

FASE 8: Os guerreiros .

Cenário rustico com enormes pedras e arvores com troncos grossos e pequenas cavernas, grandes arbustos. As armas usadas: escudo, colete de feltro com a cor da equipe, bolas de meia, com uma faixa de velcro áspero para ter aderência, as bolas serão da cor da equipe. Cada integrante da equipe terá três bolas para jogar. Inicia-se o jogo quando os integrantes da equipe reunidos ouvirem um som que pode ser tambor tocando, todos podem se espalhar e só começam a jogar as bolas e acertar quando ouvirem o som de uma corneta, que é o sinal de atacar, todos terão tempo de se entrincheirar e armarem estratégias para desentocar a equipe adversária . A regra é não pode atingir o rosto de nenhum membro da equipe sua ou da equipe adversaria , quem tiver recebido mais de 5 pedras sai do jogo. No final os que restarem vão para fora. Caso não restar ninguém da equipe sem serem atingidos, esta equipe retrocede 2 fases .

A equipe que sobraram membros avança para a fase seguinte, Se ambas as equipes não sobrarem ninguém ao toque da corneta , ambas as equipes vão retroceder duas fases, mas se sobrar um ou mais membros a equipe avança para a fase seguinte. Pegar a bandeira bater de 3 a 5 fotos.

FASE 9 Os socorristas:Os materiais que as equipes poderão usar para cumprir a fase serão:3 redes de balanço, 2 cordas, de cinco metros cada uma, duas tabuas largas com rodinhas que poderão se encaixar formando um pequeno carrinho.

Os integrantes das equipes deverão encontrar formas de carregar 6 integrantes da equipe a uma distancia de 10 metros. Pegar a bandeira bater de 3 a 5 fotos.

FASE 10: Cantar duas musicas , sendo que uma deve ser religiosa ( gospel), as musicas devem serem cantadas com a letra inteira não podendo faltar nenhuma estrofe ou palavra, somente considerada valida a prova se todos os integrantes cantarem juntos, não podendo haver simulação de cantar a musica mexendo os lábios, só é validada a prova se todos cantarem., se acaso alguém de outra equipe constatar que alguém não cantou, deve se repetir e cantar novamente até que todos cantem, se nesta segunda vez ainda faltar alguém, a equipe adversaria vai ganhar a vez e os que não cantaram primeiro podem ter mais uma chance.

Nesta prova todos cantam , alto ou baixo mas todos devem cantar.

FASE 11: Vencendo dificuldades:

Esta é a fase mais difícil pois o enfrentamento da prova vai conscientizar os integrantes das dificuldades de locomoção, os obstáculos serão as ruas sem rampas ou ruas construídas para a fase. Nesta fase 4 integrantes irão sentar em cadeiras de roda e vão ser ajudados pela equipe a vencer as barreiras que estarão no trajeto, arvores, bueiros, uma pequena ponte de um metro de distancia a 30 cm do chão. Após percorrerem duas quadras com obstáculos deixam as cadeiras e correm a uma distância de 5 metros para chegarem ao labirinto de espelhos, com espelhos dos dois lados formando um túnel, com obstáculos em cima da cabeça, após a passagem do outro lado todos vão passar descalços por um tapete de texturas( lixa, areia, EVA). Pegar a bandeira bater de 3 a 5 fotos.

FASE 12:

Grito de Vitória: Todas as fotos vão ter que ser organizadas nos espaços preparados para cada equipe, as bandeiras devem ser todas colocadas na ordem crescente na torre, cada equipe tem sua cor e esta deve estar colocada no espaço da cor da equipe, tudo deve ser organizado e uma equipe pode ajudar a outra a fazer a organização e todos devem participar na organização. Tudo arrumado e todas as bandeiras postas na torre.

Formar um círculo de mãos dadas com todas as equipes que conseguiram chegar no final. Se somente uma equipe chegou esta também dá o grito da Vitória que escolheu no inicio do jogo, se mais equipes chegaram no final o grito vai por ordem de chegada, todos juntos no grande circulo vão de mãos dadas ouvirem o rufar dos tambores indicando os encerramento do jogo. Todos se abraçam e o jogo é considerado encerrado.