A presença marcante da música na adolescência!

A presença marcante da música é sempre percebida em todas as fases da vida humana.

Isto porque ela é uma forma de comunicação e convivência que se faz presente em todos os momentos, não importa se alegres ou tristes, o que acentua e torna seu lado social muito importante.

Em qualquer gênero, volume, tempo, vocabulário e linguajar usado, não há quem não goste desta ou daquela música.

Certamente que nem todos gostam das mesmas músicas, mas não podemos negar que todos nós gostamos da música.

Porque a música é importante!

Se paramos para pensar e avaliar o porquê da importância da música em nossas vidas, encontraremos uma explicação bem lógica que facilitará o entendimento: é que, ainda na barriga da mãe, o bebê já escuta algumas cantigas.

E após o nascer ele é embalado por canções que se sucedem a ajudá-lo a dormir um bom sono, sentir que está seguro nos braços da mãe, parar de chorar, rir ou bater palmas.

São situações cotidianas que nos levam a perceber tanto o valor quanto a presença marcante dessa arte na vida humana. Situações essas que nos levam a usá-la como um recurso na solução do cyberbullying.

Use a música!

Sabe-se que o cyberbullying é um fenômeno devastador da vida dos adolescentes e ao mesmo tempo percebe-se que alguns deles se encontram mais conscientes em relação ao referido problema, o que os leva a lançar mão da música para trabalhar no sentido de coibir tais práticas.

Há canções que trabalham o cyberbullying de maneira bem clara, descontraída, sempre buscando e demonstrando uma preocupação com o social.

Diante disso, conclui-se que as escolas devem inserir a música no seu cotidiano, pois isso facilita a vida de uma vítima de cyberbullying, pois enquanto canta ela poderá explicar todo o seu sofrimento.

Poderá "cantar" o isolamento e solidão aos quais é submetida, a dor pela falta de compreensão, poderá conversar com os ouvintes, alertar amigos, pais e demais educadores e pedir para os colegas não praticarem o cyberbullying.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação

O respeitar faz bem!