PROFISSIONAIS DO SÉCULO XXI

Hoje, ser eficiente não é o bastante para fazermos a diferença, tornando-se necessário que sejamos EFICAZES, assim estamos nos referindo à alta performance que faz com que o profissional tenha que possuir: visão holística, sistêmica e parentética; inteligência emocional; altruísmo estratégico; autoconhecimento, excelente relacionamento interpessoal; habilidade de se adaptar a novos ambientes ou cenários, capacidade de liderança, entre outras, além de conhecer tecnicamente o seu ofício. Só com esses atributos podemos considerar um profissional COMPETENTE. Esse é o conceito do novo PROFISSIONAL e não mais o que dominava e “explodia “cognição”.

Alta Performance também pressupõe ser assertivo, saber dar e receber feedback e incorporar esse comportamento como diário, estando preparado para sempre que necessário realizar coisas fora da agenda e pensar fora da “caixa”. Superar a rotina e sempre INOVANDO e aberto a novas experiências e possibilidades de crescimento. O profissional que possui alta performance é um ESTRATEGÍSTA por excelência. Ele não “faz e repete” por condicionamento, ele é aquele que, por melhor que algo tenha feito, acredita que pode melhorar ainda mais, ir sempre além, sem, no entanto, deixar de cumprir metas, objetivos e prazos.

HONRAR COMPROMISSOS faz parte do seu dia a dia, assim como utilizar a EMPATIA, como forma de procurar entender as diferenças que existem entre as pessoas. Pensamento sistêmico é pré requisito, ser rápido, veloz, sem, no entanto perder a humildade, a compreensão, sabendo principalmente OUVIR e entender que o outro profissional deseja ser respeitado e contribuir assim como ele. Alta Performance significa não pré julgar e sim atuar sempre com FATOS, DADOS e processo lógico. As empresas do século XXI procuram profissionais com esse perfil. Se preparar para atender a esses pré requisitos torna-se fundamental para fazer parte desse mercado de trabalho altamente competitivo onde o capital intelectual/emocional é fundamental.