QUE OLHAR A CIÊNCIA DIRIGE PARA O PROFESSOR?

QUESTÕES DE LEITURA

Que olhar a ciência dirige para o professor de língua?

A Hipótese é que esse olhar acaba por construir, no entrelaçamento de muitos outros, a subjetividade do profissional e o modo como ele se relaciona com a profissão.

De que forma esse olhar da ciência participa da constituição da identidade profissional do professor?

A partir do momento que: o professor precisa da teoria, precisa se atualizar, usar novas técnicas, refletir ou simplesmente funcionar como mediador entre ensino e aluno. Esse olhar cientifico acaba por deturpar e estereotipar a imagem do professor, que como sabemos não é um sujeito baseado em faltas, mas num constante enriquecimento, o professor em sí já é mediador de suas próprias teorias, pois ele vive a sala de aula.

Quais são as “atribuições” conferidas ao professor pelo discurso cientifico (linguístico) e metodologias da pratica? Explique.

Essas ideias de que o professor é cabido de atribuições como: criar uma conduta metodológica, propiciar condições para que os alunos ouçam e compreendam e etc, é deturpada, assim como disse antes, atribuir condições que supostamente os professores não tem é falho, é uma imagem ao avesso, captada por uma determinada realidade, afirmar que o professor não tem esses recursos é falho, o professor sozinho não é a base da educação, mas um veiculo condutor de conhecimento dentro de um grande sistema, que sendo a base, pode ser falho.

Qual o olhar o livro didático confere ao professor? Como esse olhar contribui para a construção da identidade docente?

Partindo do pressuposto de que os livros didáticos veiculam representações do professor, já que este são os responsáveis por sua apresentação, a de se levar em conto que, o livro assim como todo discurso pedagógico, apresenta-se como sentido de verdade. Assim com recursos áudio visuais, o livro toma a forma, de “mostrar”, “provar” sua veracidade através do colorido imagético, assim como todos os recursos que o cabe, Assim o olhar lançado sobre o livro do professor, verdadeiro guia pedagógico, foi visto que, o professor é visto como um profissional, incapaz de organizar sua aula, pois o livro de certa maneira tom seu lugar.

Comente as seguintes considerações de Coracine (2003, p. 207)

O sujeito professor se constitui no embate constante e sem fim entre o desejo da teoria, lugar da completude e a pratica, lugar da falta do ilegimitado do desvalorizado, isto é, como todo sujeito que ocupa um lugar determinado numa formação desperdiça sua identidade se constituí no conceito entre o desejo da completitude e a percepção, ainda que não totalmente consistente da falta. Daí a angustia, a busca incansável de soluções momentaneamente apaziguadas para os problemas do dia a dia.

As identificações do sujeito professor, com a ciência emergem, sobretudo através de formulações explicita e implícitas, as avessas, e que a voz do professor é na verdade uma pluralidade de vozes ( Livros didáticos é um exemplo) que constituí o sujeito, assim como sua verdade, , que por ser intersubjetiva, ou como diz a autora, interegóica(...) passa pela mediação do outro imaginarizado, que é onde o sujeito se pode ver.

Silvestre C.. Cantalice FIlho