Sou servidora pública (aposentada) na área da educação e, durante meu exercício profissional, muitas vezes tive que discordar de alguns colegas que eram contrários a qualquer projeto que tivesse como objetivo obter eficiência ou melhores resultados, pois, em sendo assim, seria usada a lógica da iniciativa privada. Relutei, mas consegui mostrar, na prática, que é possível adotar planejamento estratégico e avaliação na educação e, com isso, melhorar o desempenho educacional com eficiência e efetividade.
O estado do Ceará comprova a validade de planejar com base em metas e melhoria dos resultados, incluindo premiar pelo mérito. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 2019
[i], aponta que, das dez melhores escolas públicas brasileiras, nove estão naquele Estado. Assim como, 98,9% dos municípios desse Estado atingiram a meta do IDEB, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, 83,7%, nos anos finais.
É fato que, para se obter eficiência e eficácia, é necessário adotar um sistema de monitoramento dos processos com foco nos resultados e, em qualquer atividade, quer seja na esfera pública ou privada, essa é uma alternativa válida.  
 
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 18/09/2020
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