APRENDO E COMPARTILHO... ASSIM SOU EU

Prólogo

Não pretendo me candidatar a nenhum cargo público, mas antes da passagem do ano de 2020 para 2021 prometi aos meus notáveis leitores um breve retorno com renovadas esperanças e excedente determinação, para iniciar e/ou reiniciar projetos e concluir anseios. Pois bem... Eis-me de volta pesquisando, estudando, escrevendo, aprendendo e ensinando... Tudo visando dirimir dúvidas.

Não me custa lembrar esse detalhe: Todas as minhas dicas e ensinamentos podem ser encontrados nas boas gramáticas da língua portuguesa, na Internet, blogs especializados e web como um todo. É claro que o público-alvo de meus trabalhos é a classe estudantil, concurseiros e afins, mas nada impede que autodidatas iguais a mim possam “pegar carona” para sedimentarem seus conhecimentos.

ENFIM OU EM FIM? COMO IDENTIFICAR A FORMA CORRETA DE ESCREVER?

Os termos ENFIM e EM FIM estão corretos, porque ambos existem na língua portuguesa, mas nem por isso podem ser usados sem critério. Então, quando alguém escreve um em vez de outro, acaba fazendo uma escolha possível, mas que compromete o sentido do texto se não estiver cumprindo sua correta função na frase.

ENFIM junto é um advérbio, enquanto EM FIM separado é uma locução adverbial. No entanto, como são homônimos, ou seja, têm a mesma pronúncia, saber usá-los adequadamente na frase pode ser um problema, já que na fala (linguagem coloquial) não existe distinção. Por isso, veja, a seguir, como empregar corretamente essas expressões.

ENFIM

Quando escrito assim, tudo junto, ENFIM funciona como advérbio de tempo, que serve para indicar um momento de finalização de algo. Assim, pode ser substituído por seus equivalentes “finalmente” e “por fim”.

Entretanto esse advérbio teve seu significado expandido e assumiu também a função de expressar a conclusão de um pensamento. Nesse caso pode ser igualmente substituído por “em suma”, “em síntese”, “por último”, “resumindo”, “concluindo”.

EXEMPLOS:

1. Após uma longa semana de estudos, posso enfim repousar.

2. Enfim eles se entenderam e pararam de brigar.

3. Enfim o celular que Luzia estava esperando chegou.

4. Até que enfim Wilson passou para a reserva remunerada.

EM FIM

A expressão EM FIM, escrita separada, é uma locução adverbial de tempo formada por uma preposição (em) e um substantivo (fim). Ela indica o fim próximo de alguma coisa, podendo ser substituída por locuções semelhantes, como “no final”, “no término”, “no fim”. A dica anterior de substituir vale aqui também. Se for possível mudar pelo sinônimo sem que se perca o sentido, então está correto.

EXEMPLOS:

1. Fez muita coisa errada, mas se arrependeu em fim de vida.

2. Em fim de ano costumamos fazer festa na casa dele.

3. Todos querem tomar um chopinho gelado em fim de expediente.

4. Não há exceção. Geralmente os produtos custam menos em fim de feira.

ENTUBADO OU INTUBADO?

No ano passado (2020) e neste ano (2021) nunca se falou e se tem falado tanto na palavra alegria, mas há palavras campeãs pronunciadas centenas de milhares de vezes na mídia, nas poucas reuniões sociais e familiares. Refiro-me as palavras: Coragem, fé, determinação e pandemia.

E sobre esse mal que atualmente assola o nosso planeta Terra surgiram, com um misto de terror, duas palavras terríveis: ENTUBAR e INTUBAR. Com estas palavras vieram suas variações: ENTUBADO (A) e INTUBADO (A).

Para a maioria dos dicionários, a palavra mais correta é ENTUBAR/ENTUBADO. Entubar significa o ato de dar a forma de um tubo, de colocar dentro de um tubo e de introduzir um tubo em algum lugar. Na medicina, essa palavra indica o ato de introduzir uma sonda em uma cavidade de um paciente, embora seja menos utilizado do que intubado.

As duas formas verbais existem e estão corretas para indicar, na medicina, a introdução de um tubo em alguma cavidade do corpo humano. Exemplos:

1. O paciente está entubado.

2. O paciente está intubado.

Os dicionários afirmam que ENTUBAR é a forma preferencial desse verbo em todas as suas acepções. Contudo, especificamente na medicina, há uma preferência pelo uso do verbo INTUBAR.

BENEFICENTE OU BENEFICIENTE?

A forma correta é BENEFICENTE. Indica algo ou alguém que faz caridade e ajuda os mais necessitados.

EXEMPLOS:

1. Zé Preto está organizando um jantar BENEFICENTE.

2. Os lucros do concerto BENEFICENTE reverterão para ajudar os refugiados da Venezuela.

REINVINDICAR OU REIVINDICAR

A forma correta é REIVINDICAR. Indica o ato de exigir alguma coisa e de assumir algo.

EXEMPLOS:

1. Iremos REIVINDICAR nossos direitos até sermos ouvidos.

2. Ninguém REIVINDICOU a autoria dos atentados à ponte Rio/Niterói.

CONCLUSÃO

Breve, muito breve eu voltarei com outras dicas, macetes e ensinamentos porque tenho uma convicção: Existem diversas palavras no idioma português que, por diversos motivos, são pronunciadas e, muito pior, escritas de forma errada pela maioria dos falantes. Mesmo que vocês não cometam esses equívocos, certamente conhecem pessoas que os cometem e acabam ouvindo esses enganos com muita frequência.

De qualquer forma não se preocupem tanto... Eu sou um exemplo vivo do que a vida me ensinou. Sou erros e acertos, alegrias e tristezas, perdas e ganhos, vitórias e derrotas, mas também reivindicações fracassadas e conquistas alcançadas pela determinação ferrenha e teimosia latente.

Sou o que sobrou da lapidação dos tempos pandêmicos e saudáveis, dos vendavais cruéis; dos amores e desamores errantes, vivenciados de forma excelente, bons e sofridos. Aprendo e compartilho... Assim sou eu.

_________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Textos livres para consulta da Imprensa Brasileira e “web”;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.