Por que a Princesa Isabel não foi protagonista no processo de Abolição da Escravatura?

1- O Brasil sofria pressão internacional da Inglaterra e outros países que já haviam a décadas posto fim a Escravidão.

2- Havia uma pressão pelo Brasil ser o último país a manter o trabalho compulsório no mundo Ocidental e nas Américas.

3- Havia um forte movimento abolicionista no Brasil, no final do século XIX, com jornais de grande circulação e influência, com abolicionistas negros e brancos.

4- A maior prova de que o fim da Escravatura não foi uma benesse da monarquia, ou da princesa Regente Isabel, foi o fato de que um ano e seis meses após a Promulgação da Lei Áurea, teve fim o período monárquico, com a Proclamação da República em 15/11/1889 e o exílio da monarquia.

5- A Lei Áurea veio precedida de 4 outras leis abolicionistas, não sendo ela a única como pensam muitos leigos em História.

Teve a Lei Feijó, conhecida como "a Lei para inglês ver", de 1831 que proibia o tráfico de escravos e impõe penas aos importadores;

A Lei Eusébio de Queiroz de 1850, que de fato põe fim ao Tráfico Transatlântico e criminaliza quem a infringisse;

A Lei do Ventre Livre de 1871, que considerava todos os filhos nascidos de escravos livres a partir da data da Promulgação da lei;

E a Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotegipe, de 28 de setembro de 1885, que concedia liberdade aos cativos com mais de 60 anos de idade.

6- Mesmo antes da Lei Áurea abolir o fim da Escravidão no Brasil, algumas províncias (Estados) já haviam posto fim a Escravidão, como o Ceará, que foi o primeiro em 25 de março de 1884 e o Amazonas.

7- No fim do século XIX a escravidão antes aceitável e vista como natural, passou a ser enxergada como algo cruel, vil, desumano e desprezível por um número cada vez maior de pessoas no mundo ocidental e no Brasil.

Essas são razões históricas que acabam com o mito do protagonismo da Princesa Isabel e com a falácia que o fim do escravismo foi uma benesse da monarquia. Na verdade, o governo monárquico estava moribundo e próximo do fim em 1888, ano da Promulgação da Lei Áurea.

Texto: Acioli Junior, historiador nascido em 13/05/1978, noventa anos após a Lei Áurea.

Obs.: Hoje completam 133 anos após o fim oficial da escravidão e da Promulgação da Lei Áurea.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 13/05/2021
Reeditado em 13/05/2021
Código do texto: T7254331
Classificação de conteúdo: seguro