O que é sabedoria?
"O que é sabedoria? Sempre desejar as mesmas coisas e sempre recusar as mesmas coisas. Você pode acrescentar uma pequena condição, que o que se deseja, seja o certo, já que nenhum homem pode sempre estar satisfeito com a mesma coisa, a menos que esta seja a coisa certa."
(Cartas de um Estoico, Vol I - Sêneca)

"Vou mostrar-lhe como você pode saber que não é um sábio. O homem sábio é alegre, feliz e calmo, inabalável, vive num mesmo plano que os deuses. Agora vá, pergunte a si mesmo se você nunca fica abatido, se sua mente não é assediada por muita apreensão, pela antecipação do que está por vir, se dia e noite sua alma continua em seu curso único e inabalável, reta e contente consigo mesma, só aí então você terá alcançado o maior bem que os mortais podem possuir."



" O efeito da sabedoria é uma alegria ininterrupta e contínua. O sábio nunca é privado de alegria. Essa alegria brota apenas do conhecimento de que você possui virtudes. Ninguém exceto o corajoso, o justo, o autocontido, pode ter alegria. E quando você me pergunta: não se alegram os tolos e ímpios? Eu respondo que não mais do que leões que pegaram sua presa. Quando os homens se fatigarem com o vinho e a luxúria, quando os prazeres que tem amontoado sobre um corpo começam a apodrecer, nesses momentos eles proferem em sua miséria: em meio a falsas alegrias brilhantes, passamos aquelas últimas noites."

"O sábio suportará tudo, mas não escolherá a dificuldade, ele prefere estar em paz em vez de em guerra. É muito pouco ter eliminado suas próprias falhas se você deve brigar com as dos outros."

"O sábio vai rejeitar ou escolher em cada caso, como convém à ocasião; mas ele não teme o que ele rejeita nem admira o que ele escolhe se ele tiver uma alma forte e inconquistável."

"essas paixões, que são severas capatazes, às vezes governam em turnos e às vezes juntas, porém podem ser banidas de você pela sabedoria, que é a única liberdade real."

"o homem feliz não é aquele que a multidão considera feliz, isto é, aquele em cujos cofres grandes somas fluíram, mas aquele cujas posses estão todas em sua alma, que é reta e elevada, que despreza a inconstância, que não vê homem com quem ele queira trocar de lugar, que avalia os homens apenas pelo seu valor como homens, que considera a natureza sua professora, obedecendo suas leis e vivendo como ela comanda, a quem nenhuma violência pode privar de suas posses, que transforma o mal em bem, que é inabalável em julgamento, sem medo, que pode ser movida pela força, mas nunca movido por distração, a quem a Fortuna(destino), quando ela se lança com toda a sua força sobre ele com seu mais mortífero arsenal, pode atingi-lo, embora raramente, mas nunca feri-lo, pois as outras armas da Fortuna(destino), com as quais ela vence a humanidade em geral, ricocheteia neste homem como o granizo que crepita no telhado sem causar dano ao morador e depois desaparece."
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 15/07/2021
Reeditado em 16/07/2021
Código do texto: T7300001
Classificação de conteúdo: seguro