Para que serve a Academia Brasileira de Letras?

Não é de hoje que reclamo da omissão da ABL com relação à defesa do nosso idioma. Veja-se por exemplo a praga dos estrageirismos, aliás americanismos, que as pessoas estão utilizando sem qualquer controle ou critério, e escrevendo sem aspas. "Delivery", "fake news", "lockdown", "live", "selfie" e outras barbaridades, cada hora aparece mais uma e todo mundo aceita sem discussão e a ABL não se pronuncia.

O abandono do verbo "estar" até por gente culta: só escutamos "tô", "tá", "tava" e "tamos" e até "tamo". Até padres e ministros falam assim na televisão. Ao que parece não existe mais amor pelo nosso idioma.

A Academia deveria defender a língua portuguesa, sua nobreza. Mas historicamente parece que não se pode esperar grande coisa. Se levarmos em conta que Getúlio Vargas, Juscelino, Roberto Marinho e Ulysses Guimarães foram da Academia sem serem reconhecidos como escritores, e que Paulo Coelho lá se encontra, enquanto verdadeiros literatos nem são cogitados.

Poderiam ter sido da ABL Malba Tahan, Paulo Setúbal, Cecília Meireles, Dinah Silveira de Queiroz, Humberto de Campos, Nelson Rodrigues, Thales Andrade, Francisco Marins, Lima Barreto, Gustavo Corção, Hernâni Donato e diversos outros. Mas parece que além de inoperante na defesa de nossa cultura, além de elitista e afastada de nosso povo, a ABL nem se preocupa em fomentar a boa literatura. Eu tentei ler um romance de Nelida Pinon sobre a saga de uma família de imigrantes e simplesmente não consegui chegar ao fim, de tanta baixaria. Também Jorge Amado é conhecido pelo nivel pornográfico de seus textos. Esse parece ser o tipo de romance que os "experts" preferem hoje em dia.

Agora elegeram a atriz Fernanda Montenegro, muito conhecida por atuar em novelas da Globo (essas novelas horríveis da Globo), que pode ser grande como atriz mas sem tradição como escritora, membro da ABL. E como se não bastasse agora entra o cantor Gilberto Gil, de quem eu já não gostava em 1967. E que além de insultar a religião com "Procissão" ainda foi ministro do Lula.

Uma amiga me disse outro dia que a ABL agora é uma instituição esquerdista. De fato, qual o sentido de eleger Fernanda Montenegro e Gilberto Gil? Para ter por lá quem fale mal do Presidente Jair Bolsonaro?

 

imagem freepik.com