O que deveria ser reavaliado no ensino??

Minha opinião (talvez também seja a sua)

Repensar a obrigatoriedade do ensino e da avaliação comparativa: das regras gramaticais menos necessárias da língua portuguesa, e dos conteúdos mais complexos das outras matérias, se o ideal seria ensinar o básico (o que é fundamental) de cada matéria, reforçando o seu aprendizado, e o que será mais útil ao estudante (por exemplo, menos fórmula de baskhara e mais matemática financeira). Também seria interessante passar a focar no que os estudantes têm aprendido e não no que não aprendem. Afinal, parece que, depois do período escolar, a grande maioria deles não terá retido a maior parte do conteúdo que foi passado pelos professores, nem mesmo os estudantes "mais inteligentes". Isso nos sugere que esse sistema de ensino não tem sido eficiente ou, então, estabelecido metas muito irrealistas, como se o estudante médio realmente tivesse capacidade para apreender tudo o que está no currículo, inclusive o que é mais difícil.

Ah, por favor, não confundir a minha proposta de revisão ou reforma do ensino escolar com uma do tipo neoliberal, que se baseia em uma visão mercadológica do mesmo, porque quando falo sobre "ensinar o mais importante" eu estou grifando as ciências humanas (filosofia, geografia, história...)*. O que proponho aqui é focar no que é mais relevante à maioria dos estudantes, novamente, aquilo que eles têm potencial para aprender e o que também será útil em suas vidas.

*Saber onde e sobre onde vivem, um pouco sobre a história do próprio país, quiçá do mundo, as razões para os seus problemas e/ou sobre si mesmo, na minha opinião, são alguns dos conhecimentos mais elementares.

Também penso na possibilidade de oferecer os conteúdos que podem ser excluídos do currículo normal como "opcionais" ou "não-obrigatórios", tal como tem na universidade.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 20/12/2021
Reeditado em 11/09/2022
Código do texto: T7411572
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.