Diário de Classe

Diário de classe:

Profa- Bárbara / Terceiro ano

Segunda- feira

Matemática: Divisão com dois algarismos na chave. Como diz Cortella: ( Será?)

Cheguei na sala de aula antes das crianças e comecei a separar materiais para iniciar a aula. Separei um giz amarelo, outro azul. Usaria para uma antiga fórmula que aprendi com minha mãe, que também lecionava. Fora pioneira do Ensino Municipal de São Paulo.

Eu também sou professora concursada do ensino público. (Até quando?)

Tocou o sinal, não demorou para as primeiras crianças chegarem. Seriam 35 a passarem pela porta.

_ Bom diaaaaa!

_Vamos sentando, cada um em seus lugares... ( Burburinho de carteiras arrastando, e muita "falação").

Do lugar onde estava, avisto Jorge com as mãos nos ouvidos gesticulando para frente e para trás, Gabriel, empurrava Pedro que havia sentado em se lugar, Paula por sua vez, tentava segurar as mãos de Júlio que batia com força em seu próprio rosto.

Andreza gritou:

- Pronto, já começou!

Com voz forte e imponente pedi que fizessem silêncio. O sol, já castigava lá fora e o ventilador ainda estava quebrado!

Observei que uma das crianças ainda não havia chegado, quando:

- Com licença professora!

A mãe da Carol empurrava sua cadeira de rodas sala adentro...

- Bom dia mãe, bom dia Carolzinha! Sejam bem vindas!

Neste momento, não pude ouvir a resposta de D. Célia... Júlio põe-se a gritar aguda e ferozmente.

Marcos, que ainda tinha na face a marca do ferro quente que sua mãe havia lhe imposto quando não estava sóbria, tenta acalmar julio em vão...

D. Célia sai de fininho da sala, sob o olhar de protesto de Carol que começa a ensaiar um choro, e quase não consigo escutar quando ela diz:

- Fiz xixi nas calças! Foi sem querer...

A sala começa a rir e caçoar de Carol que no alto de sua cadeira, não tem como fugir.

CHEGA! TENHAM RESPEITO UNS COM OS OUTROS! ISSO PODE ACONTECER A QUALQUER UM... NÃO VOU ADMITIR ISSO NESTA SALA DE AULA!

Meu grito atordoa Júlio e Jorge que começam a gesticular com as mãos em movimentos bruscos.

Abro a porta da sala, com certeza preciso de ajuda! Não há ninguém no corredor...

Neste momento, penso:

- Terceiro ano C, 2 crianças com autismo severo, uma cadeirante, muitos com problemas de alcoolismo e drogas em casa, 2 mães na cadeia, Diretora cobrando desempenho favorável, coordenadora cobrando cumprimento dos conteúdos curriculares e eu?

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Eu preparei gizes coloridos para a divisão com dois algarismos...