ÉTICA E DEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA INTRODUÇÃO

 

          Quando nos referimos a Ética, a Moral e a Deontologia, devemos levar em consideração uma série de informações que nos façam compreender de forma mais lúcida estes conceitos abstratos e suas aplicações e implicações no dia a dia assim como as interpretações que deles surgem. Ao nos referirmos à questão da cultura, podemos afirmar que toda sociedade estabelece-se a partir e baseada em valores que são definidos a princípio de uma interpretação do que venha ser o que é bem e mal, do certo e do errado, através de uma coletividade que irá lançar suas bases morais socialmente construídas, e dentro deste contexto, temos que cabe a ética, a dedicação ao estudo referente desses valores aceitos por todos. Ao nos reportarmos a Ética, cuja etimologia da palavra encontra suas raízes na Grécia antiga, ela é derivada do ethos, demanda dois significados para sua interpretação de acordo com a grafia considerada. Quando grafada com a letra grega “eta”, traz o significado referente aos costumes, aos hábitos ou também referente a um lugar que se habita. Já “ethos” com épsilon, representa o caráter, assim como a índole e o temperamento das pessoas. Assim temos que a Ética pode ser considerada enquanto disciplina, como o estudo dos princípios das ações, estas por sua vez, uma representação ligada aos costumes e também aos hábitos de uma sociedade em caráter individual e coletivo. Esta disciplina que ora iniciamos, procura assim, centrar nossos estudos e debates sobre as questões que se relativa às ações dentro de um contexto profissional, em nosso caso, ao campo de atuação do Profissional de Educação Física, o que por sua vez, abre-se um ramo da Ética do trabalho que chamamos de Deontologia, também conhecida por Ética Deontológica.

 

          Ao nos referirmos ao campo da Moral, devemos saber que o comportamento humano é orientado por um conjunto de julgamentos compreendidos como juízos, que determinam de certa forma, sua interpretação na realidade que se apresenta e o valor das ações. Isto faz com que, finalmente, o indivíduo seja capaz de agir e diante desta ação, avaliar essas ações tendo como referência o conjunto de valores que foram construídos culturalmente e que determinam ao final, o que é certo e o que é errado. Portanto, quando nos deparamos com os conceitos de Ética e Moral no sentido de procurarmos compreender e distinguir suas diferenças e aproximações, podemos afirmar mais uma vez que a Ética se diz respeito aos princípios, enquanto a Moral, a prática. Diante disso, pode-se considerar também a Ética como sendo uma Filosofia Moral. Entenda-se aqui que Moral está no sentido daquele conjunto de regras que norteiam as ações sob o crivo dos valores culturais e históricos de cada sociedade constituída através de suas práticas ou das condutas específicas dos indivíduos pertencentes a ela. Enquanto a Ética é universal, a Moral tem uma inclinação para o particular, porque pertence a uma determinada cultura. Existem, portanto, para compreendermos melhor, milhares de culturas espalhadas pelo planeta juntamente com centenas de civilizações ao longo de toda existência humana.

 

          O Profissional de Educação Física quando inserido neste contexto, possui seu código de Ética, responsável pelo balizamento moral de seu fazer profissional. Suas ações enquanto prestador de serviço à sociedade organizada está sob “vigilância” desse código, assim como o futuro profissional, ou seja, o estudante de Educação Física, também está contemplado pelo guia de conduta Ética para estes. São documentos Oficiais, que norteiam a leitura deontológica da atuação deste profissional e do estudante. Não tem caráter punitivo, mas, somente orientador de ações ética e Moralmente aceitas em seus desempenhos enquanto profissional e também em sua fase de formação. Ações antiéticas e que fogem da moralidade, são denunciadas por quem de direito e são julgadas por um comitê de Ética constituído, que irá deliberar em nome da transparência, imparcialidade e da preservação da imagem da profissão acima de qualquer interesse frente à sociedade. A isto se chama Deontologia da Educação Física.

 

Ricardo Lima dos Santos

CREF/5-G-CE-00-1000

 

 

Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 21/03/2022
Código do texto: T7477481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.