A realidade educacional sob a ótica do professor - uma lacuna a ser transformada

A educação evoluiu muito, antigamente as escolas só existiam nas cidades mais prósperas, atualmente estão mais acessíveis, mais próximas de sua clientela com vários programas devido à universalização. A educação digital, em especial, se tornou uma alternativa que dá mais autonomia ao estudante, ou seja, coloca o aluno no centro da aprendizagem, ele é sujeito de sua história e que busca se qualificar cada vez mais, exercendo assim uma liderança e protagonismo. Esse tipo de educação é capaz de qualificar mais pessoas e tem mais opções para se atualizar em várias áreas.

Discutindo sob outra vertente , atuar na educação pública presencial é um grande desafio e para tal exige-se muita força de vontade, resiliência, determinação e muita garra. Há uma grande falta de infraestrutura, pouco investimento nas escolas ( o que faz com que o professor para desenvolver um bom trabalho tenha que tirar do próprio bolso todos os dias dinheiro para arcar com os materiais didáticos mais básicos que toda escola pública deveria ter), desvalorização dos profissionais da educação e má remuneração dos mesmos, indisciplina dos alunos, falta de colaboração e parceria da família, etc.

De acordo com Santos ( 2021), o professor é um colaborador que tem um grande papel relevante para o desenvolvimento sustentável de nosso país, sendo assim merece ser valorizado como tal, porque é um funcionário, um bem da empresa, " é o capital intelectual e, portanto, deve ser valorizado como um patrimônio da mesma. Um profissional quando é bem remunerado e valorizado por seu talento, sua personalidade e singularidades, ele produz mais e cada vez melhor, sendo assim uma pessoa mais feliz, sendo reconhecida por suas competências, habilidades e atitudes".

O mercado de trabalho na educação é muito exigente, tendo assim uma grande exigência para que o candidato tenha muitas qualificações, por outro lado, ofertam um salário muito aquém do exigido. O campo de trabalho resume-se a concursos públicos ( que são raros e muitas vezes não pagam o piso salarial do professor) e processos seletivos ( mais frequentes e remuneram muito mal os professores e estagiários, este tipo de trabalho é regido por um contrato que dura no máximo 2 anos).

Por outro lado, vale mencionar que diante desses impasses e dilemas, cabe destacar que podemos perceber a construção da identidade pessoa/social que é dinâmica, multifacetada e complexa. Sendo assim, cabe ao professor ter uma visão crítica da realidade em que vivemos e de seus propósitos para que tenha a consciência de que a mudança é necessária e e urgente. Diante do exposto, devemos aceitar que “não somos apenas o que herdamos tampouco só o que adquirimos, mas somos a relação dinâmica, processual do que herdamos e do que adquirimos” (FREIRE apud SANTOS, 2020).

No mundo globalizado em que vivemos atualmente, as mudanças são constantes e o professor não pode parar no tempo e achar que pode trabalhar do mesmo modo que começou. É preciso estar sempre se atualizando, tendo uma atitude reflexiva, procurando sempre onde pode melhorar sua prática. Acredito que nenhuma mudança educacional aconteça sem mudança da postura do professor e isso não acontece da noite para o dia, sem reflexão sobre sua própria prática, buscando em que ponto pode melhorar.

Cabe destacar que a educação passou por muitas transformações, já melhorou muito em relação ao que era no passado, porém há muito o que se conquistar ainda e é pensando positivo que vamos construir um mundo melhor através de muitas lutas diárias por uma educação de qualidade e que seja um patrimônio de todos. Cabe lembrar que para que esse sonho se torne uma realidade é necessário muita fé, compromisso, garra e determinação para vencer todos os desafios e obstáculos.

REFERÊNCIAS

SANTOS, Lucília. Em tempos de crises, a melhor alternativa é valorizar o colaborador. 2021. Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-melhor-alternativa-e-valorizar-seu-colaborador/. Acesso em 18 agosto 2022.

__. Memorial de formação pedagógica: trilhando os caminhos da docência. 2020. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/6987881. Acesso em: 19 agosto 2022.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera e Mentoring pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em MBA em Liderança e Coaching e Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 19/08/2022
Reeditado em 30/05/2023
Código do texto: T7585846
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