Conteudistas, Pilares de uma Possível Revolução Educacional

O ensino a distância realmente veio para ficar e a cada dia que passa, ganha mais alunos e mais conteudistas. Nisso, os valores em relação aos cursos técnicos e graduações presenciais são bem mais em conta. Um curso a distância é duas, três vezes mais barato, e o conteudista tem uma importante participação nesse feito, já que é ele e/ou ela quem criam os materiais de estudo.

Antes do ensino online, tinha que se deslocar constantemente para assistir as aulas nos prédios das faculdades e pagar um valor salgado pelo conhecimento. Hoje isso é discutido, pode-se pagar menos, também fazer o próprio horário e ter garantido os mesmos conhecimentos da faculdade presencial.

Pode-se afirmar, toda essa evolução deve-se em grande parte, aos conteudistas, função que com o tempo só aumentam os números de habilitados.

Acredito que com a intensificação da prática, quando chegar a um acordo para que cursos técnicos e faculdades a distância sejam 100% on-line, não será obrigado ter estrutura física para ofertar tais graduações. Para fazer as provas tornará necessário apenas o reconhecimento facial, tecnologia que já está acessível, barateando-se a cada dia.

Ficando assim, com maior relevância a função de conteudistas, aqueles que criam, desenvolve e revisa o conteúdo.

É fundamental manter na lista de habilitados, os aspirantes que tem o ensino médio, pois com dedicação e interesse, se mostrarão capazes de desenvolver conteúdos pretendidos; não sou contra ter uma especialização para se criar material para graduações, porém, o mesmo não deve ser aplicado para cursos de níveis técnicos, por as matérias poderem ser desenvolvidas com referência em livros sobre o assunto, as vezes vale mais uma referência bem explicada do que uma experiência supérflua.

Mostrando que deve-se acreditar, pois passará pelos conteudistas, a evolução educacional da nação. Atualmente os valores dos cursos técnicos a distância ainda estão numa resistência quanto ao preço, contudo trata-se de uma realidade onde a participação daqueles os quais produzem conteúdos pode modificar a situação. O que não pode acontecer é impor barreiras por que o mercado estaria ficando mais competitivo do que se esperaria.

Nisso o respeito a todos com os quais as habilidades de conteudistas sejam compatíveis, tem de vir, e claro, ficar.

Que seja necessário para os cursos técnicos a distância, a coordenação e videos-aulas de graduados, mas mantendo reconhecida a capacidade do conteudista nível médio.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 27/11/2022
Reeditado em 28/11/2022
Código do texto: T7659484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.