Blended learning e mobile learning: modalidades de ensino que transformam o cenário educacional com inovação tecnológica avançada

A educação evoluiu muito, em especial, as modalidades, métodos, ferramentas e as tecnologias que estão presentes revolucionando o processo de ensino-aprendizagem como forma de se tornar uma alternativa que dá mais autonomia ao estudante. Blended learning e o mobile learning são um dos avanços tecnológicos educacionais no qual o aluno é o centro da aprendizagem, sendo assim ele é sujeito de sua própria história e que busca se qualificar cada vez mais, exercendo assim uma liderança e protagonismo, um grande agente de transformação de sua realidade.

Blended learning é um método misto de ensino-aprendizagem que combina aulas presenciais e virtuais utilizando-se de recursos tecnológicos atrativos que mobilizam uma aprendizagem mais conectada à uma realidade mais envolvente para interação de alunos e professores no espaço escolar ou empresarial com o propósito de desenvolver competências e habilidades de seus envolvidos. Esse método de ensino geralmente envolve disponibilizar conteúdos em uma plataforma EaD para, posteriormente, discuti-los de forma presencial na sala de aula.

Já o mobile learning é uma aprendizagem ocorrida por dispositivos móveis, tais como tablet e celular, é muito importante que o conteúdo seja interativo. Utilize vídeos, jogos e mapas mentais, etc. Seus benefícios são: melhora a qualidade tanto do ensino como aprendizagem, é personalizado, apresenta uma maior interatividade, é mais rico de conteúdo, aumenta a motivação pelos estudos, gera mais flexibilidade.

Palestra mais mobile learning é um das modalidades mais ricas, pois o palestrante através de seu dispositivo móvel pode interagir com seu público tanto presencial ou remotamente, pode deixar a palestra gravada para que todos possam ter acesso posteriormente e mandar e-mails sobre possíveis dúvidas. Cabe lembrar que tanto o blended learning e o mobile learning são eficazes e revolucionários.

Cabe destacar que a educação passou por muitas transformações, já melhorou muito em relação ao que era no passado, porém há muito o que se conquistar ainda e é pensando positivo que vamos construir um mundo melhor através de muitas lutas diárias por uma educação de qualidade e que seja um patrimônio de todos. Cabe lembrar que para que esse sonho se torne uma realidade é necessário muita garra e determinação para vencer todos os desafios e obstáculos.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 08/02/2023
Reeditado em 08/02/2023
Código do texto: T7714594
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.