Valores/Educação

EDUCAÇÃO/ VALORES

Andréia Poleto

Deisi Sandi

Aline Dal’Lago

Rafaela Benato

Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, no qual prevalece a cada um por si. O ser humano está perdendo seu valor e parece não perceber. Hoje, na maioria dos países, os povos são influenciados pela ideologia materialista que cria uma cultura de acúmulo, posse, egoísmo e ganância. A escola enquanto instituição, sofre inevitavelmente com esta realidade, e se está perdendo os valores essenciais para vida. Desta forma desde a educação infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados. Não no sentido da imposição, mas no da construção. Toda pessoa está em processo de constante aprendizagem, porém, ela será um ser privilegiado e mais seguro se a bagagem de conhecimento for de soma, ano a ano, em sua existência.

Por que viver valores? Os valores motivam o comportamento e a atividade humana. São fontes de energia que mantém a autoconfiança e a objetividade.

Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)

A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia a dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.

Através das leituras e da prática no cotidiano escolar percebe-se que o apelo por valores está cada vez mais constante no mundo inteiro, na medida em que educadores, pais e até mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados pela violência e outros problemas crescentes que implicam a falta de coesão social.

Nós, educadores, somos solicitados frequentemente a abordar problemas que surgem na sociedade e implicam, muitas vezes, na ausência de uma relação harmoniosa entre os seres humanos onde os principais valores pessoais, sociais e morais parecem não existir.

Sendo assim, devemos, desde muito cedo, cultivar os valores no dia a dia dos nossos alunos, conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros. É fundamental perceberem o quão importante é dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo. Devem perceber que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente.

Dentro desta visão é importante trabalhar a interação na atuação de professores, monitores e alunos na Educação, despertando o senso moral, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola, ou seja, experiências vividas no dia a dia da instituição.

É muito importante promover a integração entre aluno, família e escola, pois a criança desenvolve vínculos afetivos resgatando valores morais como amor, respeito, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, generosidade, justiça, dignidade, paciência, solidariedade...

Encorajar os educadores a olharem para a educação como uma filosofia de vida, e por meio dela facilitar o crescimento geral, o desenvolvimento e as escolhas do aluno, de modo a integrá-lo na comunidade com respeito, confiança e propósito.

No entanto, para assegurar a formação dos alunos devemos interiorizar que os valores são ensináveis, somos capazes de criar procedimentos com responsabilidade, com atitudes profissionais, com vontade de chegar ao compromisso, que explicitam nossa missão que é muito maior que transmitir informação.

Déiapoleto, Deisi Sandi, Aline Dal"Lago e Rafaela Benato
Enviado por Déiapoleto em 22/02/2023
Reeditado em 22/02/2023
Código do texto: T7725005
Classificação de conteúdo: seguro