Os Quadrinhos e a Vida Docente

O momento para começar uma nova série “Minha vida de Professor”, eu guardava essa ideia por certo tempo, esperando sempre o momento apropriado para essa façanha.

Sinuosamente guardo algumas experiências que poderão ser úteis em certos momentos, ou situações de uma vida docente que é polifônica ou ainda especial.

Quando comecei na docência, tomei alguns caminhos que jamais tomaria hoje, entre eles ter um projeto com quadrinhos ou HQS, mas tenho rico material sobre isso.

Usualmente neste trabalho, antes eu apresentava um projeto para coordenação, pois eu acreditava que os estudantes em geral poderiam modificar sua forma de ler.

Ainda hoje eu continuo acreditando, que os estudantes podem modificar a sua forma de ler mediante o suporte o desafio ainda continua, eu levo ainda essa linha de pensamento.

Durante certo tempo, isso era aceitável e palatável para um professor, e não para um aluno em seu contexto familiar, eu levei essa linha de raciocínio por quatro anos.

Insidiosamente, o desafio permanece o mesmo acerca da leitura para os estudantes, para mim naquele momento era só uma tentativa acerca do mundo estudantil.

Nunca desistir , “eu pensava comigo mesmo” sempre lia livros e teses que desse conta do assunto em questão, pois me incomodava muito, mas era um pequeno esforço.

Havia naquele momento, uma certa insegurança ou algo parecido somente era um pequeno início para a vida polifônica de um docente desconhecido naquele cenário.

O fato era que eu não sabia onde isso tomavam uma certa direção ou caminho perigoso, pois via os quadrinhos naquele momento uma forma de expressão.

Simbolicamente, eu via tudo como como um caminho para atrair os alunos naquele momento, não sabia que poderia ser tão perigoso ou ainda ferir mentes.

Excessivamente, era ainda pré-maturo na profissão que moldaria minha vida como qualquer outro jovem que olha para traz e vê sua vida como passou?

Ainda faço essa mesma pergunta para mim mesmo, as pessoas me cobravam tanto, e ainda me cobram que devo ser a gramática ambulante e o dicionário em razão a essa escolha.

Virtualmente, cada um escolhe caminhos para sua vida, e não sabe sempre os resultados ainda estão por vir ou ainda podem chegar, sempre me diziam” você foi louco ao escolher esse caminho”.

Inicialmente, eu não tinha uma leitura de quadrinhos em casa e muito menos na faculdade, o erro ainda persistia por que ampliar horizontes se posso ficar estagnado?

Diante dessa questão, eu sabia que devia andar em outra direção por enquanto, mais para cada aprofundamento era só um desafio para um docente novo e inexperiente.

Assim, eu preciso olhar para frente todos os dias nessa docência pois um dia nasce e dia termina , o ensino com os quadrinhos foi uma pequena ferramenta para lidar com os problemas da docência.

Diariamente eu enfrento novos desafios na escola, alguém pode dizer ainda me desafia uma sala de aula com alunos, é meu trabalho tudo reside nesse desafio.

Os meus gostos, as minhas leituras também vão nessa direção, a minha preferência de filmes também assume essa mesma direção, pois tudo nasce de uma escolha ou decisão.

Certamente, o desafio ainda persiste, pois uma leitura sempre é uma leitura, não importa o suporte, pois uma chave para o mundo ou para a pessoa crescer.

E nada sabe o desafio que virá outro dia menos dia, esse desafio nasce em toda leitura de um quadrinhos nasce somente da expectativa interpretativa ou ainda especulativa.

Naturalmente, requer duas vias interpretativas primeiro da imagem e do texto, em primeiro momento olhar a imagem seriamente , depois escrever comentários exatamente sobre a imagem.

Timidamente, depois entender a parte escrita de um quadrinhos engloba assim várias camadas do texto em si, somente um quadrinho traz inúmeros desafios.

Então um desafio nasce, como entender um texto normalmente , isso facilita com perguntas e respostas tudo nasce de um desafio o texto também nasce de um desafio.

JessePensador
Enviado por JessePensador em 28/02/2023
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