Mas, que hábito é esse!?

Somos criaturas de hábito e isto já é mais do que conhecido. Mas o que é ser criatura de hábitos? será que nossos hábitos são bons ou será que são hábitos ruins? precisamos pensar sobre isso. Tudo que fazemos pode se tornar um hábito. Dizem os especialistas que fazendo uma mesma coisa cinco vezes seguidas isso se torna um hábito; é preciso mesmo muita atenção para isso. Estamos o tempo todo construindo hábitos em nossa vida sem mesmo nos darmos conta. Aquele cafezinho de hora em hora durante o dia; levar o dedo ao nariz automaticamente, "limpando o salão", como diz o ditado e o refrigerante que acompanha religiosamente todas as nossas refeições são hábitos arraigados que estão nos matando aos poucos.

Há um antigo conselho que diz para substituirmos um hábito destrutivo por um que não o seja ou que nos leve a uma vida melhor. Acho que não precisamos necessariamente substituir o hábito mau por um que não o seja. O que nos falta é o poder da disciplina. Fazer trabalhar nossa força de vontade unida à força da decisão de querer de fato aquilo que é bom para nós. "Mas que diacho! Por que vou destruir minha saúde ou minorar minha qualidade de vida fazendo algo que sei conscientemente que não é bom para mim?" Este deve ser o pensamento. Tudo começa com o pensamento. Se eu sei que faz mau, estou sendo um idiota em continuar com isso. Porém, fazer não é tão fácil quanto falar. Mas há um jeito: o poder da palavra.

Acredito no poder da palavra falada para dissolver um hábito arraigado que está nos prejudicando. Afirmações positivas são comandos que enviamos ao nosso cérebro de modo repetitivo e que realmente funcionam. Se você bebe muito café durante o dia, por exemplo, pode dizer a si mesmo em tom de autoridade e em voz perceptível apenas aos seus ouvidos. "minha cota de cafezinho diária será de 2 a partir de hoje" ou "o café me faz um bem extraordinário quando me limito a 2 por dia e é o que farei a partir de hoje". Você vai perceber que estará exagerando quando sentir aquela tentação de ir para o terceiro cafezinho e logo logo estará agindo conforme prometeu a si mesmo. Afirmações são chaves poderosas que funcionam como autossugestão quando ditas repetidamente e, o mais importante, sempre funcionam

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 28/09/2023
Reeditado em 28/09/2023
Código do texto: T7896204
Classificação de conteúdo: seguro