Banca: AOCP

Órgão: Fundação Universidade Federal de Rondônia

Ano de aplicação: 2018

Cargo: Assistente de tecnologia da informação

Olá amigo, olá amiga, que precisa aprender raciocínio lógico para provas e concursos. Estamos diante de uma questão não tão recente, afinal é de 2018, que foi cobrada no concurso da Fundação da Universidade Federal de Rondônia. E por que eu trouxe essa questão? Simples, o seu enunciado é uma aula sobre o que é uma proposição e ainda por cima explica o que é uma proposição composta. Depois dessa explicação, a banca põe à prova o  teu conhecimento perguntando se a proposição por ela apresentada é verdadeira ou falsa. Vamos analisar.

 

                                                                      Se 2+2=4 então 6+9 ≠13

A primeira pergunta que te faço: Estamos diante de uma proposição simples ou composta? "Estamos diante de uma proposição composta, professor!" Por que? "Porque temos a presenta do conectivo Se...Então." Muito bem. "E como saberemos se essa proposição composta é verdadeira ou falsa, professor?" Para isso vamos fazer uso da tabela verdade do Se...Então.

 

Primeiramente, vamos  dividir a proposição composta em duas proposições simples:

p: 2+2=4

q:6+9 ≠13

 

Agora, vamos fazer a sua tabela verdade:

 

 

Vamos agora fazer a análise de cada proposição e valora-las e ver qual será resultado na tabela verdade:

 

p: 2+2=4. Essa proposição p é verdade? "Sim, é verdade." Logo vamos encontrar na tabela verdade as situações onde temos p como verdade. Concorda comigo que são as duas primeiras possibilidades?

 

Agora, vamos analisar a segunda proposição:

q: 6+9 ≠13. Isso é verdade ou falso? Se 6+9 é igual a 15, logo afirmar que 6+9 ≠ 13 é verdadeiro. Ou seja, a primeira preposição foi verdade e agora a segunda preposição também foi verdade. Assim, o resultado na tabela verdade também será verdade, conforme na imagem:

 

 

Era exatamente isso que a banca queria saber. Se a proposição dada era verdadeira ou falsa. E a resposta é : Sim, ela é verdadeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 29/11/2023
Reeditado em 29/11/2023
Código do texto: T7943050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.