Banca:  Objetiva

Órgão: Prefeitura de Inhacorá-RS

Cargo: Professor de matemática

Ano: 2023

alternativa a) I

alternativa b) S

alternativa c) M

alternativa d) A

 

Olá amigo e amiga estudante para prova e concurso. Estamos diante de uma questão fácil, podem acreditar. A banca nos dá uma palavra:  PRISMA. Essa palavra se repete de forma contínua PRISMAPRIMAPRISMA  e assim pode ser infinitamente. Daí a banca nos pergunta qual será a letra que ocupará a 869º dessa sequência. E assim, somos apresentados ao assunto de  SEQUÊNCIA!

 

Primeiramente, quantas leTras a palavra prisma possui?  São 6 letras, assim, estaremos diante de uma sequência de 6 elementos.  E cada letra ocupa uma posição, deforma que o "p" ocupa a posição 1, o "r" a posição 2, o "i " ocupa a prosição 3, o "s" ocupa a posição 4, o "m" ocupa a posição 5 e o "a" ocupa a posição 0, como podemos ver na imagem abaixo:

 

"George, por que a letra "a" ocupa a posição zero?" Vamos encontrar logo a resposta e depois explico isso.

 

O que vamos fazer agora? Vamos dividir o número que almejamos encontrar letra na sequência pela quantidade de letras da referida sequência. Assim, vamos pegar o número 869 e dividir por 6, que é a quantodade de letras da nosa sequência. Entendeu? Veja na imagem a divisão:

                                                             

 

"George, mas o que isso significa? Significa que quando dividimos 869 por nossa sequência de 6 números, a sequência PRISMA  se repete completamente 144 e se encerrá no 5º elemento. Tipo assim:

 

 

O gabarito é a alternativa C. 

Agora, caso você ainda não tenha compreendido, o segredo da questão está no resto da divisão. Se o resto da divisão tivesse sido zero, isso significaria que a ciclo havia se completado por inteiro, assim, a letra da palavra prima que seria a resposta era a "a". E se o resto da divisão tivesse sido 1? A respsota seria a letra P da sequência e asism por diante.  Compreendeu agora? Na medida que você for fazendo mais exercícios semelhantes vai compreendendo melhor. Até a próxima!

                             

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 30/11/2023
Código do texto: T7943882
Classificação de conteúdo: seguro