Ronaldo Fenômeno precisa de uma sombra

Todo jogador precisa de uma sombra, alguém para ameaçar o seu lugar. É assim que funciona, por exemplo, na seleção brasileira. Se Maicon, titular da lateral-direita, baixar o nível por um momento sequer, Daniel Alves toma o lugar dele. A rigor, em todas as posições tem gente que pode entrar e ameaçar o titular.

É isto que está faltando para Ronaldo sair da zona de conforto em que se encontra. Deve ser muito bom ter Souza como suplente (antes tinha também o esforçado Bill). Ou Iarley, que nunca foi centroavante, mas eventualmente tem sido o substituto do Fenômeno.

Lembro que Ronaldo já foi pressionado quando estava começando a cair de produção. Jogava no Real Madri, tinha mais ou menos a segurança de quem é ídolo e artilheiro, mas já não estava jogando no mesmo nível e a mídia começou a implicar com a balança. Então o seu time contratou o holandes Van Nistelrooy, que passou a ser uma constante ameaça.

Na situação atual, se o Corinhtians tivesse um centroavante mais eficiente, talvez do porte de Fred, Borges ou Washington. Alguém que entrasse e desandasse a marcar gols. Duvido se ele continuaria nessa rotina de pouco treino e muita comilança.

Enfim, amanhã, contra o Flamengo, Ronaldo tem a chance de se superar mais uma vez. Ele já passou por situações bem piores, só que, na época, não era gordo. Mas nada parece impossível para quem sempre foi fenomenal.

SIGA O BLOG "FUTEBOL ETC" NO TWITTER

http://twitter.com/marcondesbrito

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 04/05/2010
Código do texto: T2236196