O HORÁRIO IDEAL PARA CORRER

O HORÁRIO IDEAL PARA CORRER

FLAVIO MPINTO

O organismo humano é tão diferente do outro como a água do vinho.

Observa-se que em seres humanos com a mesma altura, peso, cor, sangue e que vivem em ambientes semelhantes e foram criados, de modo também semelhante,demonstram reações completamente diferentes.É a identidade biológica de cada um já impressa nas células.

É por isto que temos atletas que competem nas mesmas provas, alcançam performances semelhantes, mas as suas prescrições de treinamento são completamente distintas.

Assim também se manifesta o corpo em relação ao horário de correr, embora neste particular tenhamos outros condicionantes. Além da identidade biológica já citada, o trabalho/estudo influi na disponibilidade de tempo para descanso, lazer e, é claro, para o treinamento.

Não se pode treinar após um dia desgastante, sob pena de ocorrer uma desatenção e a possibilidade da ocorrência de acidentes. Nestes dias pode-se treinar para relaxar.

O fator tempo para o treinamento constitui-se um aspecto importante, pois é um condicionante do planejamento.

Ainda não se chegou, em definitivo, a uma conclusão sobre o melhor horário para correr.

Pela manhã cedo o corpo está mais relaxado, livre das tensões do dia,mas por outro lado,está desprovido de alimentação devido ao tempo que esteve dormindo e descansando.

Já na parte da tarde ou início da noite, o organismo está mais desperto e na sua total capacidade de sintetizar a energia que absorveu (café, almoço, lanche).

Podem-se correr distâncias que não dispendam grande energia na parte da manhã e longas na parte da tarde. Mas cada organismo tem seu ritmo e certamente irá ditar a melhor hora.

Uma anedota comum, que circula entre os viciados em corridas, é sobre um casal. Ela, cansada de desmarcar compromissos por causa das corridas do marido, deu-lhe o ultimato: eu ou a corrida!

Tranquilamente calçando seus sapatos de corrida, respondeu: “Isto é fácil de decidir”.

Vemos, portanto, o quanto é difícil decidir pelo melhor horário para correr.

O seu corpo lhe dará a melhor resposta, bastando exigir dele e o “acordo” surgirá naturalmente.

Procure correr com prazer e não faça da sua corrida um foco de tensão.