Sem tecnologia o futebol é um esporte estúpido

Qualquer esporte que não tenha regras se torna um esporte estúpido. Deixei pra falar sobre isso só agora porque tinha o jogo do Brasil com o Chile dominando as atenções, mas o fato é que os erros da arbitragem na Copa do Mundo estão permitindo que o futebol desmoralize suas regras.

O artigo de Roberto Pompeu de Toledo, na Veja desta semana, fala que “o futebol não sabia disso, mas não existia antes da televisão. E a televisão não sabia disso, mas vivia uma existência incompleta antes de investir nesse casamento com o futebol”.

O gol anulado da Inglaterra e o vergonhoso impedimento de Tevez no primeiro gol da Argentina diante do México poderiam ter mudado a história das oitavas-de-final. Antes da Copa já houve o caso da França que conseguiu classificar-se com um gol ilegítimo (foto). Numa época em que os equipamentos de TV podem filmar até 600 frames por segundo – quase 20 vezes o limite do olho humano - por que abrir mão dessa tecnologia? Em nome da tradição às regras do futebol? E o prejuízo causado aos ingleses e mexicanos, quem vai cobrir?

Mais esquisita ainda foi a decisão da Fifa de reforçar instruções aos responsáveis pelas transmissões nos estádios da Copa do Mundo para que não sejam repetidas jogadas polêmicas durante as partidas da competição. A Fifa é arbitraria. A Fifa é estúpida.

Enquanto isso, outros esportes usam a TV como aliada e garantem resultados isentos e transparentes em suas competições. Confira:

Atletismo - Equipamentos modernos são capazes de medir, com precisão, os vencedores de cada corrida, salto ou disputa. Servem tanto para cronometrar o tempo como para calcular velocidade dos corredores ou altura dos saltos.

Fórmula 1 - Adotou a telemetria, que mede o desempenho dos carros durante toda a corrida. Os principais quesitos analisados são velocidade, aceleração e desempenho. Vídeos da corrida também podem ser usados para punir pilotos, durante ou depois das provas.

Futebol Americano – Ao contrario do futebol tradicional, os estádios possuem telões que são usados também na análise de lances polêmicos, para tirar dúvidas e diminuir os erros dos árbitros. Cada equipe tem direito a dois pedidos de revisão.

Natação - O medidor de velocidade permite dizer com precisão a colocação dos nadadores. Durante a prova, é possível acompanhar a velocidade média de cada um e medir, por gráficos, o desempenho dos competidores.

NBA - O mesário de cada partida possui um monitor, que passa todos os lances do jogo, polêmicos ou não. Assim que aparecer uma dúvida, os árbitros param a partida e se reúnem rapidamente para discutir o lance. Nos telões, o público acompanha tudo.

Tênis – Qualquer jogada polêmica pode ser revista e discutida com a ajuda de equipamentos de imagem. O juiz não possui monitor, mas usa os telões das quadras para avaliar cada lance.

SIGA O BLOG “FUTEBOL ETC” NO TWITTER

http://twitter.com/marcondesbrito

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 29/06/2010
Código do texto: T2347510