FUTEBOL

    Matarei aqui dois texugos com uma cabeçada só, mostrando o porquê do futebol possuir apelo tão grande em meio à população masculina e à população em geral.

    Primeiro, atente-se aos outros desportos. Excluindo-se os esportes assumidamente bélicos, o futebol é o que possui maior interação corpo-a-corpo, e maior violência entre os jogadores em tais interações. Ocorrem sempre muitas faltas por jogo, variando mais ou menos de acordo com a importância do jogo. Notam-se ainda vários outros conflitos internos, onde jogadores não raro chegam a agredir-se fisicamente, sem que a bola (objeto em disputa) esteja envolvida.

   De fato, é muito comum ver jogadores saindo mais machucados (embora, em geral, internamente) de uma partida que um lutador de vale-tudo em seu próprio desporto.

    Vamos mais fundo. O vocabulário utilizado no futebol possui conotação bélica. "Atacante" e "artilheiro" são dois exemplos. "Tiro de meta" (originalmente, goal kick (chute do gol, a partir do gol)) é outro. E, se vc se lembrar que em inglês, quando um cara chuta a bola eles chamam de shoot... Shoot, nada a ver com chute, que é kick em inglês... Bom, pegou?

   A verdade é, "toscamente", essa: a "seleção" representa um EXÉRCITO, escalado por um GENERAL (o técnico) dentre as pessoas que se mostram mais aptas ao jogo. Os TORCEDORES representam, no estádio, o restante da nação onde esses jogadores foram paridos, que torce para que seja mostrada a supremacia de seu povo sobre os outros povos do mundo.

Cabeça de cu alada
Enviado por Cabeça de cu alada em 04/09/2010
Reeditado em 19/10/2010
Código do texto: T2478917
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.