PROPOSTA DE MUDANÇA NAS REGRAS DE FUTEBOL

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

SABEDORIA – FORÇA – BELEZA

Que a paz, a harmonia e a concórdia sejam a tríplice argamassa que una toda a humanidade.

Que as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo recaiam sobre a cabeça de cada um de nós e derrame sabedoria para que tenhamos mais discernimentos nessa nova empreitada, que acabamos de lançar.

FRASE DE ABERTURA: “Os grandes propósitos são sempre cercados de lutas e dificuldades.”

ASSUNTO: Proposta de mudança nas regras de futebol.

ITEM: Abolição do impedimento.

FINALIDADE: Tornar as partidas de futebol mais divertidas, competitivas e atraentes, em conseqüência levando mais torcedores para os estádios.

OBJETIVOS: 01 - Aumentar consideravelmente o número de gols por partidas.

02 – Corrigir erros crônicos de arbitragem.

03 – Trazer mais alegria para os estádios e menos polêmica.

04 – Consolidar a paz nos estádios.

MOTIVAÇÃO: estimulado pela máxima esotérica que diz: tudo aquilo que pensamos ou falamos um dia alguém vai ouvir, é que resolvi colocar no papel esse pensamento, que não é exclusivamente meu, mas de milhões de torcedores, espalhados pelos mais longínquos rincões do globo terrestre, que enchem as arquibancadas dos estádios, e, também na certeza que ira mexer com a reflexão dos homens que estão à frente dessa paixão mundial, que é futebol.

CONSIDERAÇÕES, JUSTIFICATIVAS, ALEGAÇÕES, PROPÓSITOS, SUGESTÕES, ARGUMENTAÇÕES, ORIENTAÇÕES:

01 – Acabar definitivamente com os erros crassos dos árbitros auxiliares, que têm mudado decisivamente o rumo de algumas partidas de futebol e causado muitos transtornos.

02 – Fazer valer a igualdade, como sendo a maneira mais harmônica e mais justa para as tomadas de decisões.

03 – Usar um só peso e uma única medida, como o fiel da balança da igualdade.

04 – Contribuir de forma decisiva com a paz dentro e fora dos estádios, porque as polêmicas têm trazido muitas discussões, dissabores e até mesmo mortes.

05 – Contribuir para um futebol mais solto, com maior liberdade de movimentação e em conseqüência mais gols.

06 – Eliminar uma barreira implacável do gol, que é o impedimento.

07 – Estatisticamente falando podemos dizer: é muito difícil um jogo que não tenha um erro do árbitro auxiliar, em deixar de marcar ou de marcar um impedimento, que haja ou não acontecido.

08 – Se colocarmos na balança os inúmeros gols legais anulados, como também a quantidade de gols ilegais validados, tiramos uma conclusão óbvia que o sistema é falho e se é falho logicamente tem que ser corrigido, para o bom andamento das coisas.

09 – Vejam como exemplo: que não é preciso ser muito inteligente, para se notar quando uma coisa subtrai mais do que soma, ou seja, traz mais prejuízo do que benefício, então não compensa ser mantida, tem que ser corrigida.

10 – Considerando-se que o gol é o momento mágico do futebol; o objetivo principal deste esporte; o ápice do extravasamento dos torcedores; e a esperança maior dos assistentes de consolidarem os seus desejos, então será de bom alvitre que proporcionemos meios para que ele aconteça e não para dificultá-lo, haja vista que o torcedor é a figura mais importante do espetáculo. Levando-se em conta a tudo isso não podemos permitir que um simples impedimento venha barrar tanta emoção, alegria e felicidade.

11 – Os outros esportes coletivos não têm impedimento, como é o caso do FUTSAL, RAND BOL, FUTEBOL DE AREIA, BASQUETE BOL, FUTEBOL SOCIETY E FUTEBOL AMERICANO e só trazem mais sensação e emoção para as suas torcidas, então passamos a não compreender o porquê dessa exclusividade que traz mais polêmica do que concórdia.

12 – Mudar é preciso, porque as mudanças fazem parte da evolução e dos novos tempos, porém nós temos que está preparado e levarmos em consideração os descontentamentos por parte dos conservadores, mas tudo é questão de tempo e de adaptação, para uma aceitação plena.

13 – Democraticamente falando que tal um plebiscito para ver as aspirações e desejos dos torcedores a respeito do impedimento, quem é contra ou a favor de sua abolição. Dar oportunidade a outros legisladores de expressarem seus pensamentos e discutirem as suas idéias.

14 – É chegada à hora de pensarmos exclusivamente nos torcedores que vão para os estádios para ver gols e são sem sombra de dúvidas quem garantem a maior parte dos salários dos jogadores e a sobrevivência dos clubes.

15 – O que é mais importante para o torcedor? Ir para o estádio ver gols ou marcação de impedimentos. É claro que o gol só traz alegria, satisfação e contentamento, enquanto que o impedimento traz frustrações, aborrecimentos, tristezas, desarmonias, brigas e insatisfações.

16 – Folheando as páginas da História Mundial constatei que foram sempre os homens que ousaram mudar que fizeram alguma coisa de útil em benefício da humanidade e do desenvolvimento dos povos.

17 – A garantia do sucesso de uma mudança está justamente na convicção, otimismo e seriedade dos propósitos.

18 – Acredito que com a abolição do impedimento, além de aumentar o número de gols por partidas, que é o que interessa e o que queremos ver, logicamente cresceria também o número de torcedores nos estádios. Certamente tornaria o futebol mais competitivo, movimentado e atraente. Por outro lado quem não quiser tomar gol que faça uma marcação implacável aos seus adversários.

19 – Vendo pelo lado da objetividade é triste ver as oportunidades reais de gol, ser paradas pelo simples levantamento de uma bandeira, pior que muitas vezes irregular, que acaba frustrando os anseios de milhões de torcedores.

20 – Mudar é conquistar novos horizontes; é ter em mente a liberdade de sonhar; é galgar novas posições, até então desconhecidas, palmilhar novos terrenos, jamais pisados e conquistados.

21 – Abolir o impedimento é a garantia de uma disputa mais justa, mais leal e sem erros, sem brigas e discussões, que não levam a nada.

22 – Pensando mais evoluído e otimista, porque não o Estado do Ceará para dar o pontapé inicial, realizando o campeonato cearense em caráter experimental, sem impedimento para constatar a objetividade e a viabilidade da alteração. Piorar tenha certeza, que não vai.

23 – O campo é o local de trabalho do jogador, então, ele deverá ter toda liberdade de movimentação dentro das quatro linhas.

24 – O mérito do jogador de se esquivar e livrar-se da marcação tem que ser respeitado, não pode ser reprimido por métodos artificiais, mas sim por outro jogador que deverá ter uma atuação impecável para evitar o gol.

25 – No nosso entendimento acreditamos que o impedimento ainda não foi abolido do futebol simplesmente por tradição, esta talvez seja a justificativa mais aceita, que encontramos, ou até mesmo, para constatar uma característica marcante da humanidade de ser avessa às mudanças, ou seja, conservadores por natureza, comodistas por excelência, têm medo do desconhecido, por esta razão, ficam marcando passo por séculos e séculos.

26 – Os seres humanos têm que refletir e ver que cada manhã que nasce é um novo dia para deslumbrarmos novos horizontes; abrirmos novos caminhos; admirarmos novas paisagens, conhecermos novas estradas; desfrutarmos de novos sabores; participarmos de novas experiências; e enfrentarmos novos desafios.

27 – Temos que reconhecer, está preparado e saber que uma mentalidade não se muda de uma hora para outra, leva tempos e tempos para que haja uma conscientização e uma assimilação abrangente, mas temos que ousar mudar, porque se não viveremos estagnados na lama podre do atraso e da miséria, vendo as oportunidades serem carcomidas pelo tempo.

28 – A abolição do impedimento no futebol caso venha a acontecer, deverá ser considerada a maior resolução e revolução do século no esporte, quando isso se realizar, tenha certeza que alguém vai lamentar, porque não teria sido feito há mais tempo.

29 – Companheiros, em verdade eu lhes falo: não quero aparecer, nem tampouco ficar na história, o mérito não é meu é do povo que sonha e aspira mudanças. Eu quero simplesmente ver gols e a felicidade estampada no rosto dos torcedores.

30 – As regras existem e são para serem cumpridas, mas não consigo me conformar, porque um jogador que sai da posição de impedimento que recebe a bola de seu parceiro é punido com uma infração, isso se caracteriza uma proteção acima do comum para com os defensores.

31 – Acreditamos que dependendo da posição do observador, ou seja, do bandeirinha as senas apresentam-se de maneiras diferentes, nascendo daí a maioria dos erros gritantes praticados pelos árbitros auxiliares, levando com justa causa a torcida à loucura.

32 – Existe um pensamento bíblico que diz: se alguma parte do teu corpo te atormenta, corta e joga fora, porque não fazer o mesmo com o impedimento que tem trazido tantos dissabores e polêmicas.

33 – Desde que me entendo como gente testemunho brigas, polêmicas e desavenças de torcidas sempre pelos mesmos motivos erros de arbitragem, por gols legítimos mal anulados, ou gols ilegítimos, que são validados por erros grosseiros dos árbitros auxiliares e o pior de tudo é que não se toma nenhuma medida para solucionar esse mal crônico, esse câncer, que aflige a grande paixão que é o futebol. Vejam que não são A ou B que falam, são as estatísticas que mostram. Se pegarmos aleatoriamente dez partidas de futebol, verificaremos que mais da metade apresentaram problemas dessa ordem.

34 – Diz um velho adágio popular: que errar é humano, mas permanecer no erro é burrice ou diabólico, então é chegado o momento de corrigir erros que perduram por mais de um século.

35 – Particularmente eu não acredito que as Confederações, as Federações e as cabeças pensantes do futebol mundial não consigam enxergar a realidade das coisas como elas são. Os transtornos que a arbitragem tem causado com os erros constantes na marcação ou não de impedimentos.

36 – Punir os árbitros com multas e suspensões, na nossa visão não vai resolver, porque até hoje os prejudicados foram sempre os times e as torcidas, que vivem sofrendo e lamentando os constantes descasos, mas nunca se ouviu falar que uma partida tenha sido anulada ou alterada o seu resultado, por erros crassos das arbitragens.

37 – Aproximam-se os tempos em que o bem vencerá o mal e tranquilamente o amor reinará com abundância em todas as circunstâncias da vida, por esta razão, as discrepâncias têm que ser resolvidas para que possa reinar a paz, a harmonia e a concórdia em sua plenitude e possamos contribuir de certa forma para que isso aconteça.

38 – Mudanças, correções, reajustes e aperfeiçoamentos têm que existir, sempre que for necessário para corrigir sistemas arcaicos, ultrapassados, intrigantes, conturbados, inconvenientes e tumultuados, que estejam prejudicando de certa forma a terceiros, para que venha reinar a concórdia entre os homens.

40 – Acreditamos que a beleza do futebol não está no impedimento, mas sim no gol, até mesmo porque o impedimento é um mecanismo artificial, enquanto que o gol é a arte, o belo e o objetivo principal.

41 – Nós não podemos trocar o grito emocionante da torcida, por o silêncio aterrorizante de uma bandeira levantada.

42 – A humanidade tem que acender as lamparinas do juízo e se preparar para ver as coisas com mais objetividade, com mais clareza, pela ótica da razão e pelo senso da realidade, haja vista que os tempos mudaram e aproxima-se a época em que a paz mundial irá reinar em todas as dimensões, então temos que de certa forma contribuir com esta nova mentalidade.

43 – As mudanças fazem parte da nossa própria evolução, do nosso grau de conhecimento, do nosso aprimoramento e do nosso desenvolvimento moral, intelectual e cultural, em prol de um mundo melhor, onde a justiça prevaleça em todos os pontos.

44 – Nós devemos pensar na importância do primeiro passo, quando uma criança dar a sua primeira passada é quebrada uma barreira psicológica muito grande, porque ela deslumbra novos horizontes, da mesma forma são as mudanças que abrem novas perspectivas de realizações em nossas vidas.

45 – O direito de igualdade constitui o princípio maior da justiça e da sabedoria humana, por esta razão, tem que prevalecer em todas as circunstâncias da vida. Doa a quem doer.

46 – A prática da justiça e da diplomacia são as melhores maneiras de resolver os problemas, porque ninguém ousa contestar tudo aquilo que foi acordado com bom senso e sabedoria.

47 – A justiça tem que ser praticada a qualquer custo, em todas as circunstâncias, nas mais ínfimas dimensões da inteligência humana, porque ela realiza sonhos, fortifica a esperança, aumenta a cidadania, dignifica a alma, eleva o espírito, enobrece o homem, estimula a paz, congrega os povos e pacifica os ânimos.

48 – Os dirigentes não podem calar, diante de tantos descasos e de erros tão grosseiros, têm que fazer alguma coisa. É chegado à hora de dar um basta e resolver o problema de maneira inteligente e objetiva.

49 – O atraso da humanidade está intimamente ligado a conservação das coisas, que não estão dando certo, no medo de ousar mudar, na ignorância, na teimosia, na visão retrógada das pessoas, nas paixões, nos desejos, na vaidade, no egoísmo e no orgulho.

50 – Existe uma sabedoria chinesa que diz: o homem tem o direito de cair sete vezes, mas tem o dever de se levantar oito. Cair e levantar faz parte da vida, por esta razão, não podemos cruzar os braços e esperar que as coisas aconteçam por obra do acaso, que torna infinitamente impossível pelo simples fato do medo de errar.

51 – O homem, que não sonha e que não aspira as suas melhoras e de seu próximo, não vive, vegeta na imensidão do espaço, vagando como um barco sem leme a mercê da sorte do fluxo e refluxo das ondas do mar.

52 – Compartilhar a felicidade é prova de amor e constitui o maior índice de compreensão da sabedoria humana, que alavanca forças capazes de mover montanhas, fortalecer os corpos, dignificar as almas, elevar os espíritos, abrir os corações, congregar os irmãos, promover a paz, espalhar a concórdia, semear o amor, crescer a amizade, colher bons frutos, espalhar a fraternidade, aumentar a igualdade e preservar a liberdade, que é o sonho de todos os homens de bem.

53 – O homem que não aceita as mudanças está condenado a viver eternamente mergulhado nas sombras aterrorizantes do atraso, da mediocridade e da ignorância.

54 – O apoio e a solidariedade com as obras e os propósitos do bem, deverão ser homologados por todos os cidadãos, que pensam contribuir para um mundo mais justo e mais fraterno.

55 – A principal missão de um homem de bem é combater o mal, frutificar o amor, enaltecer o exemplo, corrigir erros, semear a concórdia, cavar masmorra ao vício e templos a virtude, em benefício da paz universal, que é desejada por todos nós.

56 – O tempo é responsável por tudo de bom ou de ruim que acontece na face da terra, então é chegada a hora de mudanças para melhor, para desfrutarmos de momentos mais sadios e mais harmônicos nos campos de futebol.

57 – Vendo constantemente os problemas de impedimento no futebol se repetir há cada partida, eu mesmo me pergunto. O que será que falta para as autoridades tomarem uma solução definitiva neste mal? O porquê dessa omissão? O motivo desse descaso? E o silêncio dos dirigentes?

58 – Certa vez, quando eu conversava com um colega sobre a abolição do impedimento no futebol, ele me perguntou. Você acredita que isso algum dia possa vir a acontecer? Eu simplesmente respondi: nada é impossível perante o querer daquele que tudo pode e nada foge aos seus olhos que tudo vêm, porque Deus é infinitamente sábio na correção das injustiças e tem o poder de tornar o impossível, difícil e este por sua vez fácil, num simples piscar de olhos Ele poderá mudar a vontade dos homens. Olhando por outro prisma a vontade de um homem justo é a mesma vontade do Criador.

59 – A sede da justiça é como água cristalina, limpa, doce e saborosa que todo mundo quer beber.

60 – Aos olhos da justiça no sentido etimológico da palavra as discrepâncias têm que ser resolvidas, para que reine a harmonia em todas as circunstâncias, haja vista que os erros só causam revoltas, ressentimentos, brigas e desentendimentos.

61 – A vida é uma escola e com o tempo nós aprendemos que tudo que queremos realizar está intimamente ligado à vontade, ao querer, ao esforço, à dedicação, à perseverança, à constância e à insistência, mas muitas vezes concluímos que uma existência é pouca para fazermos o que pretendemos.

62 – Às vezes em conversas amistosas com pessoas ligadas a essa grande paixão, que é futebol, propositalmente eu pergunto. Qual às vantagens de manter o impedimento no futebol? Confesso que até o momento não recebi nenhuma resposta plausível e convincente, que justificasse a sua permanência.

63 – Nesta caminhada ouvi alguns defensores da permanência do impedimento dizendo que se tirar o impedimento acaba com a graça e a beleza do futebol. Na nossa visão pelo contrário aumenta mais ainda, haja vista que logicamente nascem maiores oportunidades de gols, que é a maior pintura do futebol e o objetivo principal desse esporte.

64 – Na vida aprendi que os meios pacíficos são as melhores maneiras de resolver os problemas, porque são duradouros e alicerçados pela a justiça e pautados pela égide da sabedoria e do amor fraterno.

65 – Seria de bom alvitre, que outros legisladores expressassem os seus pensamentos e suas idéias sobre o tema em questão, com a finalidade de demonstrarem maiores embasamentos para uma possível assembléia a nível internacional junto a FIFA.

66 – O Brasil é o país do futebol, porque não encabeçar esse movimento, fundamentado estatisticamente em erros crassos dos árbitros auxiliares, que não são poucos e na opção por um futebol com maior liberdade, com mais movimentação, em conseqüência mais gols.

67 – O sucesso de um empreendimento, trabalho, proposta, defesa e acusação está calcado na seriedade, lógica, honestidade, fundamento, objetividade, realidade, argumentação e provas.

68 – Até mesmo sem levar em consideração aos erros dos árbitros auxiliares, diga não a bandeira prepotente, que sem piedade tem o poder de calar milhões de torcedores no afã da peleja, de silenciar estádios inteiros, de frustrar corações e conter as alegrias.

69 – Queremos deixar bem claro que esta proposta não visa por hipótese alguma desempregar os auxiliares, que têm outras funções relevantes dentro do contexto.

70 – Temos que por em mente, que as realizações feitas em benefício da coletividade são mais salutares e prazerosas, porque trazem conquistas valiosas para o seio da comunidade, que aumentam a alta estima, confortam o ego e estimulam o orgulho da dignidade.

71 – Tem um ditado popular que diz: querer é poder, então eu entrego nas mãos das autoridades na esperança que elas leiam, olhem com bons olhos e com boa vontade para esta proposta, porque sei que à vontade imprime forças capazes de motivar os homens, tirar as vendas, iluminar as mentes, obrar milagres, abrir caminhos, transpor barreiras, deslumbrar novos horizontes e realizar coisas tidas como impossíveis.

72 – Hoje, eu posso dizer que estou contente, pela convicção do dever cumprido, por ter dado o pontapé inicial nessa longa jornada, por ter feito com boa vontade tudo aquilo que está ao meu alcance e por fim cabe-me apenas esperar pela vontade daqueles que detêm o poder em suas mãos e de apelar por suas sensibilidades. A sorte está lançada. Que Deus seja louvado.

FRASE DE ENCERRAMENTO: “A satisfação não está apenas na realização final, mas também no esforço para realizar.”

Mahatma Gandhi.

FRANCISCO DE MESQUITA ARAÚJO – CAPITÃO REFORMADO – ESPECIALISTA EM GUARDA, DEFESA E SEGURANÇA – DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA – INSTITUIÇÃO QUE TRANSPORTA MAIS ALTO O PAVILHÃO NACIONAL.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 07/07/2011
Código do texto: T3080467
Classificação de conteúdo: seguro