ARTIGO – Esportes - Brasil x            Argentina – Que vergonha!
 


ARTIGO – Esportes – Brasil x Argentina – Que vergonha! – 05.10.2012
 
        
           Eu pensei e até cheguei a afirmar que com a subida do deputado Aldo Rebelo para o Ministério dos Esportes, em face de administrações desastrosas de companheiros seus à frente de tão relevante pasta, a moralidade iria retornar (se é que já houve) aos esportes brasileiros, especialmente ao futebol, esse que algumas vezes fora apontado como o melhor do mundo, e que agora apenas está no 12º lugar no concerto das grandes forças futebolísticas mundiais.

 
          Não vou aqui falar na gastança desenfreada que está ocorrendo na construção dos estádios, agora denominados de “Arenas”, apelido que não me agrada, pois me faz lembrar as touradas de Madrid. Pena que haja dinheiro para tanto estragos e até desvios, enquanto que em setores de alto significado para os brasileiros as verbas desaparecem ou não constam do orçamento da república.
 
          Onde anda o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, doutor Ricardo Teixeira, que cedeu todos os direitos dos jogos amistosos de nossa seleção para uns empresários da Arábia? Por que esse cidadão não foi impedido de viajar para o exterior e alçado numa dessas celas belas e de segurança máxima que existem aqui no país; quanto foi o valor de tão deprimente venda e a quem beneficiou toda a dinheirama envolvida nas negociações? Alguém poderia me dizer...
 
          Mas a culpa de não ter havido uma CPI na CBF foi de alguns deputados por Pernambuco, que resistiram à ideia, pois tinham absoluta certeza de que o tal presidente era uma pessoa honesta e de bons costumes. O resultado está aí, claramente, nos desmandos que continuam a ocorrer na entidade, que até perdeu na briga de foice contra o humilde Treze Futebol Clube, de Campina Grande, este que com uma liminar de uma competente Juíza de primeiro grau, deu verdadeiras aulas de direito aos tradicionais cartolas dessa confederação de meia tigela, que nem sequer manda no próprio selecionado do país.
 
          Fiz esse preâmbulo todo para começar a falar na grande imoralidade que representou o tão esperado superclássico sul-americano entre Brasil x Argentina, que seria realizado nessa quarta-feira, na cidade argentina de Resistência, que fica nada mais nada menos do que a 1000 quilômetros de Buenos Ayres. Para um bom entendedor basta atentar bem para o nome do lugar, pois logo de cara vem uma impressão de que se trata de algum lugar que teria sido palco de lutas e revoluções experimentadas pelo povo portenho, que por sinal é bravo e luta pelas suas causas até as últimas consequências, dando exemplo a muitos países da América do Sul, cujo povo aceita goela abaixo tudo o que o governo quer.
         
           O nome do estádio é até sugestivo, Centenário, mas é de pouca expressividade para conceber jogos de nossa seleção, que embora não esteja com essa bola toda, merece muito respeito em face das tradições e de ostentar o título de penta campeão mundial de futebol. Dirão alguns, mas isso foi no tempo em que tínhamos verdadeiros malabaristas da pelota, no finzinho da safra que gerou o espetacular Romário, hoje deputado federal, que vem lutando para moralizar os nossos esportes, inclusive já está querendo enfiar uma CPI no nosso COB, em face da atuação do Nuzman, seu presidente.

          Seria, mal comparando, pegar a seleção argentina e levá-la para um amistoso aqui no Brasil, no campinho do Carcará de Salgueiro, ou mesmo para o campo do Olaria, no Rio de Janeiro. Aliás, depois dessa eu espero que seja paga a palhaçada com a mesma moeda, embora saiba de antemão que os irmãos alviazulinos não aceitariam, porquanto não são omissos como os nossos representantes.
 
          Uma queda de energia no referido estádio Centenário cancelou o tão aguardado clássico entre Argentina e Brasil na decisão programada, quando o nosso time jogaria pelo empate, em vista de ter faturado o último jogo pelo placar de dois a um. Após a execução do hino das duas equipes, ocorreu um apagão nos refletores centrais do estádio. O árbitro chileno Enrique Osses aguardou o retorno da luzes até às 23h05, porém o problema não foi resolvido e a partida foi cancelada.
 
          Após aguardarem por mais de 35 minutos, os atletas de ambas as equipes foram para os vestiários para aguardar que as luzes fossem acesas novamente. Assim que os dois times saíram de campo, a emissora que detém os direitos de transmissão da partida, colocou no ar a minissérie Gabriela, para não atrapalhar a sua grade de programação, no que fez muito bem, pois é muito melhor ver a tal novela do que uma verdadeira pelada que seria esse jogo na escuridão.

          A meu entender quem mais gostou do cancelamento do encontro fora o nosso treinador Mano Menezes, que está com o cargo em situação difícil, havendo quem aposte todas as fichas de que ele não chegará a 2014 no comando do selecionado nacional. Também penso assim, sou favorável à volta do Felipão, que tem voz ativa para os jogadores, inobstante essa fraca atuação do Palmeiras, clube que dirigia, no campeonato brasileiro; não tem lugar para Muricy nem para Tite; até que para o Abel, do Fluminense, seria uma boa oportunidade de mostrar o seu trabalho sério e competente.
 
          Voltando ao assunto CPI, quero crer que ainda existe tempo de se fazer uma para apurar desmandos na CBF, não importa onde esteja o seu ex-presidente, que renunciou justamente com medo de levar uma lapada do governo, que preferiu se omitir a respeito. Mas será que o doutor Ricardo Teixeira não teria “molhado as mãos” dos que foram contrários à Comissão de Inquérito! Particularmente, não acredito, mas fica a dúvida.
 
          Ao final, que o doutor Aldo Rebelo, do Partido Comunista, examine a possibilidade de moralizar esse esporte que movimenta bilhões de dólares a cada ano, inclusive mandando rastrear essas compras e vendas de jogadores brasileiros para e do exterior, porquanto tem toda a possibilidade de ser lavagem de dinheiro. Vejam, por exemplo, quanto ganha o ex-príncipe Adriano, que passou quase um ano no Corinthians, tendo feito talvez uns quatro gols na temporada passada, e agora se encontra no Flamengo, sem jogar e quase sem treinar, mas faturando uma nota preta. É preciso saber de onde vem o dinheiro para pagar a esses ex-jogadores que estão enganando a torcida brasileira. Quem quiser pode até invocar o Estatuto do Torcedor, que é uma lei federal e propor uma ação no particular.

Por agora é só... fico por aqui.

Em revisão.
Fonte da foto: GOOGLE.
Ansilgus.
ansilgus
Enviado por ansilgus em 05/10/2012
Reeditado em 07/10/2012
Código do texto: T3917278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.