Copa das confederações: 3 pontos

Obviamente os gastos vultosíssimos com os eventos esportivos prestes a ocorrer no Brasil estão longe de ter sido a opção sensata para um país pobre. Mesmo assim, acredito que o povo, que raramente consegue abocanhar alguma migalha de toda a riqueza ao redor, teria mesmo decidido em favor da promoção dos eventos por aqui, razão que me faz ver tudo isso com agrado.

Alguns disparates, no entanto, são gritantes.

A FIFA obrigou o governo a comprar um canhão anti-aéreo idiota para alvejar eventuais terroristas aéreos que, supostamente atacariam os estádios lotados, conjectura completamente fora de propósito. Difícil imaginar contrassenso tão estapafúrdio. Mas o tal canhão custou caro .

Também achei um completo disparate gastar quantias tão gigantescas para fazer estádios tão pequenos. O povo queria os eventos, mas almejava participar da festa, ficará de fora. O Maracanã, por exemplo, teria tido o custo barateado em muito se tivesse sido completamente demolido.A recuperação da carcaça foi caríssima, em nome de uma preservação. Melhor seria ter, no mínimo, preservado a capacidade anterior daquele que já foi o maior estádio do mundo, a capacidade será ridiculamente pequena.

A final da copa de 1950 foi vista por uma imensa parcela dos cariocas, essa será vista por uma parte minúscula da população local.

O custo de construção de um estádio para 100.000, ou mesmo 200.000 pessoas, com uma estrutura aproveitável para outras finalidades, não seria muito superior ao de um para 60.000, seria necessária apenas a construção de mais umas arquibancadas e de banheiros, todo a a estrutura restante, a parte mais cara do estádio, se manteria a mesma, basicamente. O Maracanã era motivo de orgulho nacional por ser o maior estádio do mundo, não por sua fachada.

Outro ponto que me incomoda, este menor, mas incompreensível, será a execução do meio-hino brasileiro. Todos os outros hinos de todos os países, exceto talvez o de algum africano, serão executados integralmente. O que justifica a execução de apenas metade do hino brasileiro?

Será patético ouvir cantores e orquestras encerrando a execução do hino brasileiro na metade.

Mesmo com tudo isso torço para que seja tudo uma bela festa.