TCHOUKBALL DE PRAIA, UM PATRIMÔNIO ESPORTIVO DE SERGIPE: UMA CHANCE DE AMPLIAR SEUS HORIZONTES E ABRIR NOVAS DIREÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A “CULTURA DA PAZ”.

TCHOUKBALL DE PRAIA, UM PATRIMÔNIO ESPORTIVO DE SERGIPE: UMA CHANCE DE AMPLIAR SEUS HORIZONTES E ABRIR NOVAS DIREÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A “CULTURA DA PAZ”.

Por Océlio Antônio Ferreira

RESUMO

Este é um artigo empírico, isto é, baseado no conhecimento e experiências pessoais do autor. O objeto deste estudo é projeto-piloto de uma parceria entre a Assertchouk e o Mister Tchoukball, que foi empreendido em quatro fases. Sendo que a primeira fase; fabricação de três tipos de Quadros de Remissão do Tchoukball, o qual se iniciou em setembro de 2017 e será assim possível lançar a segunda fase: formação de jogadores, técnicos e arbitro de Tchoukball, no início do corrente ano. Já a terceira fase: promoção de vários eventos das variantes do Tchoukball, ou seja: na quadra indoor; areia da praia; na piscina e gramado. Por fim a quarta fase: criação de clubes começará no segundo semestre de 2018. Para tal estamos atentos à opinião pública e reinventando a ASSERTCHOUK, para motivar e viabilizar a ideia de autossuficiência para possibilitar os projetos esportivos do Tchoukball, objetivando a inclusão social das pessoas mais carenciadas e/ou com deficiência, além de mobilizar comunidades de baixa renda. Isso porque acreditamos que educação e treinamento é um recurso que não se deprecia ao longo do tempo, pelo contrário, é avaliado continuamente. Bem, esse conceito intelectual e teórico revelou-se ter bastantes contribuições para sua aplicação prática, e em voga para iniciar uma grande jornada o Tchoukball em 2018.

Palavras-chave: Quadro de Remissão; Mister Tchoukball; Mini-Tchouk.

1 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES RELATIVAS AOS CONTEÚDOS DOS ESTUDOS DE PROBLEMAS E MÉTODOS PARA SOLUCIONÁ-LOS, QUE PODEM SER ÚTEIS NA ATUAL FASE DE DESENVOLVIMENTO DO TCHOUKBALL EM SERGIPE.

Após o grande sucesso no ano passado da promoção e difusão dos dados obtidos a partir da literatura científica do Tchoukball no Brasil. A este respeito, gostaria de fazer brevemente algumas considerações.

Primeiramente, foi indispensável à Assertchouk integrar suas atividades esportivas a responsabilidade social da entidade, a fim de ampliar seus horizontes e reavaliar seus objetivos para reativar as funções sociais e científicas do Tchoukball.

Como forma a manter o financiamento adequado às necessidades financeiras da Assertchouk na primeira fase dos projetos e para evitar o êxodo de Tchoukbolistas, bem como fidelizar novas afiliações. Durante a segunda fase, relativa à execução desses compromissos e assegurar o fornecimento de materiais necessários para boa prática do Tchoukball. Se quisermos ser uma Associação mais competitiva, deveremos ousar experimentar novos caminhos a exemplo do empreendorismo a fim de criar ocupações ligadas ao Tchoukball para nossos afiliados.

A empresa Mister Tchoukball, encarregada da elaboração de material didático (livros E-book a nível nacional) e na fabricação e montagem de três tipos de Quadros de Remissão do Tchoukball: I) Pequeno "Mini-tchouk”; II) Quadro Médio: "Tchoukball Classic; Beach Tchoukball ; III) Quadro grande: "Futetchouk" e "Tchouk-Área" (Tchoukball de Garrafão).

Esses materiais serão vendidos a preços abaixo do mercado brasileiro, ou seja, a custo de produção, mas incluindo apenas 50% valor dos serviços de mão-de-obra. Com a determinação das medidas para manter a meta de deflação para garantir a estabilidade de preços dos produtos no mercado, assim como assegurar a liquidez da empresa promotora do Tchoukball.

O que vamos encontrar aqui é uma situação em que se realiza a venda dos produtos principais e outros artigos abaixo do custo destinados as atividades esportivas, culturais e de lazer do Tchoukball uma clientela esportiva satisfeita. Obviamente, tais produtos devem ser vendidos de acordo com os preços publicados no site do "MISTER TCHOUKBALL".

Ideologicamente, está ideia acertada na verdade, sua explicação é muito mais simples, o Mister Tchoukball e é um empreendimento que de acordo com a ideologia baseada no método meritocrático, ou seja, com o princípio da meritocracia poderemos aprimorar em quantidade, qualidade e preços baixos dos produtos no processo de tomada de decisão para viabilizar uma melhor difusão do Tchoukball na região.

Para tal estamos atentos à opinião pública e reinventando a ASSERTCHOUK, para motivar e viabilizar a ideia de autossuficiência para possibilitar os projetos esportivos do Tchoukball, objetivando a inclusão social das pessoas mais carenciadas e/ou com deficiência, além de mobilizar comunidades de baixa renda.

Na verdade, estamos reinventando ASSERCHOUK, o paradoxo da teoria versus a prática. Em outras palavras, use a autossuficiência para motivar os jogadores e possibilitar os projetos esportivos de Tchoukball, isto é, o esporte como inclusão social para mobilizar comunidades de baixa renda.

Isso porque acreditamos que educação e treinamento é um recurso que não se deprecia ao longo do tempo, pelo contrário, é avaliado continuamente. Uma vez que as melhorias prognosticadas na área administrativa para uma possível gestão econômica mais forte da Assertchouk são, por definição, originais, entretanto, em princípio, muito há ainda a fazer para solucionar as dificuldades assinaladas acima.

Este projeto é uma parceria entre a Assertchouk e o Mister Tchoukball, que foi empreendido em quatro fases. Sendo que a primeira fase; fabricação de três tipos de Quadros de Remissão do Tchoukball, o qual se iniciou em setembro de 2017 e será assim possível lançar a segunda fase: formação de jogadores, técnicos e arbitro de Tchoukball, no início do corrente ano. Já a terceira fase: promoção de vários eventos das variantes do Tchoukball, ou seja: na quadra indoor; areia da praia; na piscina e gramado. Por fim a quarta fase: criação de clubes começará no segundo semestre de 2018.

Como foi dito acima, trata-se de projeto-piloto inicial diferente e pioneiro de quatro fases no corrente ano, o qual terá tremendas repercussões econômicas, promocionais, sociológicas e culturais, titulado "Empresa-clube mais Tchoukball para todos...". Isso se resume em poucas palavras: apoiaremos a criação de empresas "macrossociais" por meio do ensino, da formação e da simplificação das exigências em nível de habilitação para fomentar a criação de novos clubes Tchoukball no estado de Sergipe. E a melhor chance de ter sucesso com empresas patrocinadoras em que sua finalidade social esteja diretamente relacionada à visão sócio esportiva do Tchoukball.

Para atenuar a crise atual que passa o país, importa conceder aos Clubes-Membros da Assertchouk uma subvenção financeira através de um patrocinador único para apoiar os projetos de formação e melhorar os treinamentos (teóricos e práticos), os quais serão oferecidos aos jovens jogadores de Tchoukball. Além de oferecer um estágio de trabalho aos jovens que estão se preparando e / ou entrando no mercado de trabalho devido à escassez de empregos.

Estes princípios sociais do "Mister Tchoukball", não devem ser dependentes às liberdades econômicas. Por isso, apoiamos absolutamente o carácter científico e o estudo dos impactos econômicos e sociais dos Projetos do Tchoukball em Sergipe, mesmo porque sem princípios sociais não há sustentabilidade. Por outro lado, se bem ordenados, tais princípios auxiliaram na construção de uma cultura favorável à prática e aplicação de técnicas para o melhoramento contínuo e inovação com bases científicas que geram as variantes esportivas do Tchoukball.

E com pagamento de cotizações e outras contribuições suplementares pela empresa patrocinadora “O Mister Tchoukball” a Associação Sergipana de Tchoukball (Assertchouk), através da venda de produtos e outros bens desportivos da Tchoukball a clientes finais, como por exemplo: doações de Quadros de Remissão do Tchoukball de forma mais organizada e continua as escolas públicas e municipais nos Estados de Sergipe (Aracaju) e da Bahia (Salvador).

O Mister Tchoukball e a Assertchouk, ambos estão empenhados em promover a cultura da paz e da não violência. Além disso, Mister Tchoukball patrocinará vários eventos Tchoukball durante todo o ano de 2018.

2 CONCLUSÃO

Bem, esse conceito intelectual e teórico revelou-se ter bastantes contribuições para sua aplicação prática, e em voga para iniciar uma grande jornada o Tchoukball em 2018. Já que o Mister Tchoukball e Assertchouk, estão se comprometendo a encontrar soluções para promover o Tchoukball. Será uma jornada cheia de aventuras com muitos obstáculos a superar, no entanto, temos uma longa experiência em defesa dos valores do Tchoukball, assim como em promover a cultura da paz, ou seja, estamos preparados para espalhar a ideia da não violência através de Tchoukball, entre os turistas (crianças, jovens e adultos) do Norte-Nordeste e outros turistas brasileiros e estrangeiros que estarão de férias em Aracaju neste verão 2018.

Acredito que este projeto seja a chave para o sucesso que garantirá o triunfo de Tchoukball na criação de clubes e a propagação de Tchoukball aqui. Ao mesmo tempo, é uma questão de preservar a continuidade de "Tchoukball: UM DESPORTO DE TODOS E PARA TODOS...".

No entanto, para que se possa obter êxito na promoção da integração das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais e outras pessoas em sua diversidade através da aprendizagem do Tchoukball com base na teoria científica do Dr. Hermann Brandt (criador do Tchoukball). Portanto, para desenvolver estratégias e ferramentas para a gestão integrada (Tchoukball científico, técnico e socioeconômico) da zona costeira do Brasil.

3 REFERÊNCIAS

BRANDT, H. Estudo Crítico Científico de Esportes em Equipe - Prêmio Thulin da FIEP, 1970. Tchoukball, esporte de amanhã. Genebra: Editions Roulet, 1971. (Estudos Críticos e Científicos dos Esportes de Equipe - Prêmio THULIN da Federação Internacional de Educação Física - FIEF, em Lisboa - Portugal). Tradução do Francês Suíço (Helvética) e Português do Brasil: FERREIRA, Océlio Antônio.

Como citar este artigo:

FERREIRA, Océlio Antônio. Tchoukball de praia, um patrimônio esportivo do Estado de Sergipe: uma chance de ampliar seus horizontes e abrir novas direções e perspectivas para a “Cultura da Paz”. Recanto das Letras - Janeiro de 2018. telas. telas. Disponível em: (www...). [Acesso: ___ ___ ___].

PS.: VOCÊ SABIA QUE O TCHOUKBOL DE PRAIA SURGIU ARACAJU? PORTANTO É UM ESPORTE BRASILEIRO!

Tchoukball: não violento - sem contato físico - fair play (jogo limpo) - 100% científico e educativo.

Em fevereiro de 1991, o “Beach Tchoukball” foi adaptado pelo o Aracajuano Océlio-Antônio e jogado pela primeira vez no mundo, na Praia da Cinelândia (atual passarela do Caranguejo) em Aracaju. Hoje em dia o Tchoukball de Praia ou Beach Tchoukball é praticado em mais de 180 países, promovendo Aracaju em todas essas nações em todo o mundo. Océlio-Antônio foi o primeiro brasileiro a jogar em uma Equipe Suíça de Tchoukball - O Lausanne Tchoukball Club (1990-1992). Com formação e diplomação de Técnico e Árbitro Internacional / Gestor Esportivo pelas Federações: Suíça, Francesa e Internacional de Tchoukball. Ele fala fluentemente, escreve em francês e italiano.

O Tchoukbol é praticado em qualquer terreno: Quadra, Areia, Piscina E Gramado. Trata-se de uma ferramenta esportiva eficaz contra a violência. Reconhecido pela ONU e FIEP como o “ESPORTE DA PAZ”.

Regras básicas do Tchoukball: bastam apenas cinco minutos de explicação e começa a jogar!

O Tchoukbol de areia é jogado em um campo de 11 x 13 m, uma bola de Tchoukball (ou similares); Duas equipes de 5 a 7 jogadores/as (ou equipes mistas). Dois Quadros de Tchoukball: é colocado um em cada extremidade do terreno de jogo. O Tchoukball consiste em uma equipe que lança a bola sobre a (rede elástica) do Quadro de Remissão (ou Quadro de Tchoukball) e para outra equipe que tenta fazer o rebote dessa bola depois de ser ricocheteada pelo quadro (rede elástica) e antes que a ela toque no chão.

OBSERVAÇÃO: O quadro de remissão é o elemento chave do jogo de Tchoukball. Sendo o referencial do jogo, servindo como espelho, ou seja, ele reflete a intenção do jogador no momento da finalização.

Hoje em dia três tipos de Quadro de Remissão do Tchoukball são Fabricados 100% em Aracaju com o menor preço do mercado brasileiro. Ideais para Escolas, Universidades, Clubes, Condomínios, ONG’s e Comunidades.

IMPORTANTE: Garantia de um ano dos “Quadros de Remissão de Tchoukball”, consultoria e apostilas das praticas do Tchoukball grátis!

O Mister Tchoukball, comércio varejista e atacadista de artigos esportivos do Tchoukball, preços imbatíveis de três tipos de quadros de remissão de Tchoukball. (Artigos personalizados: Banner - Camisas - Bonés - Garrafa Térmica - Bolsas - Medalhas - Troféus, etc.)

A empresa Mister Tchoukball, encarregada da elaboração de material didático (livros E-book a nível nacional) e na fabricação e montagem de três tipos de Quadros de Remissão do Tchoukball: I) Pequeno "Mini-tchouk”; II) Quadro Médio: "Tchoukball Classic; Beach Tchoukball ; III) Quadro grande: "Futetchouk" e "Tchouk-Área" (Tchoukball de Garrafão).

MISTER TCHOUKBALL - ARTIGOS ESPORTIVOS

TELEFONE: (79) 988 00 03 29 - CNPJ: 28.363.948/0001-20 – NIRE: 28-8-0062572-6. Endereço Comercial: Rua José de Faro Rolemberg, N° 620 - Bairro Salgado Filho - CEP: 49020-020 / ARACAJU-SE.

Loja Virtual: mister-quadro-de-tchoukball.webnode.com

Site: http://associacao-sergipana-de-tchoukball-assertchouk7.webnode.com/