O GP da Bélgica de F1

Com tristeza ela morte de Anthoine Hubert, a F1 largou para o GP da Bélgicade. Leclerc manteve a primeira posição, Hamilton superou Vettel. Mas o alemão retomou antes da curva Les Combes, após o fim da reta Kemmel.

Verstappen, se envolveu em um incidente com Kimi Räikkönen na primeira curva, teve a suspensão dianteira esquerda avariada, tentou fazer a Eau Rouge, bateu com força na barreira de proteção. Safety-car na pista.

Carlos Sainz, da McLaren, abandonou a corrida antes da saída do safety-car. Perda de potência do motor Renault.

A relargada quinta volta da prova, com Leclerc puxando a fila. Bottas pressionou Hamilton, pentacampeão se manteve em terceiro lugar. A Mercedes não conseguia acompanhar os carros da Ferrari nos trechos mais rápidos de Spa.

Mesmo com toda a força da Ferrari, Hamilton lutava muito para se aproximar de Vettel. Leclerc sustentava a liderança, mas cometeu um erro ao passar reto pela curva Les Combes. Gasly fazia a ultrapasagem sobre Magnussen no retão e subia para o oitavo lugar. O francês fazia boa corrida na Bélgica no seu regresso à Toro Rosso. Em contrapartida, Alexander Albon não conseguia passar Hülkenberg e ficava empacado em 14º lugar.

Leclerc não tinha adversários e já conseguia abrir quase 3s5 de vantagem para Vettel na volta 14. Hamilton andava ali próximo, cerca de 1s atrás. Norris, em quinto, fazia uma corrida tranquila, porque não ameaçava, mas tampouco era ameaçado. Magnussen sofria demais com a falta de ritmo e seguia perdendo posições, sendo superado por Albon, que havia conseguido passar Hülkenberg. O novo piloto da Red Bull era o décimo depois das primeiras paradas para troca de pneus.

Na volta 19, o momento mais emocionante da corrida. Vários torcedores ao redor do autódromo aplaudiram Anthonie Hubert, que levava o #19 no seu carro.

Com pneus macios, Vettel andava muito mais rápido que Leclerc e Hamilton. Assim, o alemão tinha perspectivas reais de assumir a liderança da corrida. E foi justamente o que aconteceu na volta 22, depois que o monegasco fez seu pit-stop. Seb superou o companheiro de equipe. A Mercedes chamou Hamilton para seu pit-stop no giro seguinte e Bottas pouco depois. Assim, Vettel tomou de vez a ponta.

Vettel tinha perdido por completo a performance dos pneus médios e Hamilton estava cada vez mais próximo. Seb tentava se segurar em segundo, tática que também ajudava Leclerc a abrir vantagem na frente. Mas o tetracampeão não suportou muito mais e foi superado por Hamilton no fim do retão na volta 32.

Hamilton estava 6s4 atrás de Leclerc e tinha pista livre à frente para tentar buscar a vitória. O monegasco abria nos trechos de reta, mas Lewis se aproximava no miolo da pista. Vettel passava a ser presa fácil para Bottas, com ritmo muito melhor em relação à Ferrari #5. Os pneus estavam tão desgastados que a equipe italiana chamou seu piloto para um segundo pit-stop. Valtteri assumiu o terceiro lugar.

Na última volta, um susto com a forte batida de Antonio Giovinazzi na barreira de pneus. O italiano, contudo, nada sofreu. Quem também teve seu revés, como um duro castigo, foi Norris, que caminhava para ser o quinto colocado, mas sofreu uma quebra na última volta. Assim, Albon terminou no top-5 após passar Sérgio Pérez nos metros finais.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 01/09/2019
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