Capoeira: Graduações Iniciais!

https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/capoeira

Há uma disputa entre Bimba e possívelmente Carlos Senna sobre quem iniciou as Graduações, só sei que a do Bimba era Lenço Branco!

Acredita-se, também, que ele foi o primeiro Mestre a desenvolver uma metodologia de ensino. Os alunos aprendiam um determinado número de lições e distinguiam-se três níveis de praticantes: “iniciantes”, “formados” e “formados especializados” (Capoeira, 1985, p. 95).

x-x

Como minha memória não é mais a mesma, ha possibilidade de Carlos Senna ser o criador da Graduação por cordas!

x-x

Começa então a ganhar popularidade a idéia de que, devidamente regulamentada, a Capoeira poderia ganhar um lugar junto às artes marciais orientais, já aceitas pela sociedade brasileira. Passaria, assim, a ser “a arte marcial brasileira”, uma luta esportiva com competições regulamentadas.

Surgem, assim, em fins da década de sessenta, os primeiros campeonatos e tentativas de regulamentação da Capoeira. Em 1968 e 1969, realizam-se, numa base da Força Aérea, no Rio de Janeiro, o primeiro e o segundo simpósios brasileiros de Capoeira. Neles, tentou-se “criar uma única nomenclatura para os golpes, um único sistema de graduação de alunos, critérios para graduação de Mestres, tudo com a intenção de fundar federações de Capoeira (…) e transformá-la no ‘esporte nacional’” (Capoeira, 1985, p. 132). Naquela mesma época, realizam-se na Bahia os primeiros campeonatos de Capoeira.

Em 1972, a Capoeira é declarada “esporte” pelo Conselho Nacional de Desportos, e sua prática, como tal, é regulamentada oficialmente, através da Confederação brasileira de Pugilismo. Em 1974, é criada a primeira Federação de Capoeira em São Paulo, e em 1984, a segunda, no Rio de Janeiro. Falta ainda surgir outra, num terceiro estado, para que se possa criar a Confederação Nacional de Capoeira, livrando-a da tutela do pugilismo. Em meados da década de 70 realizam-se também os primeiros campeonatos nacionais de Capoeira.

Fonte: www.anpocs.org.br

Capoeira

Graduações

O sistema hierárquico montado pela Confederação Nacional Brasileira de Capoeira(CNBC), com a combinação das cores da bandeira do Brasil são:

Iniciantes

1°. Estágio

aluno iniciante sem cordao

2°. Estágio

aluno batizado verde

3°. Estágio

aluno graduado amarelo

4°. Estágio

aluno graduado azul

5°. Estágio

aluno intermediário verde/amarelo

6°. Estágio

aluno adiantado verde/azul

7°. Estágio

aluno estagiário amarelo/azul

8°. Estágio aluno formado verde/amarelo/azul

Instrutores

9°. Estágio

Monitor verde/branco

10°. Estágio

Professor amarelo/branco

11°. Estágio

Contra-Mestre azul/branco

12°. Estágio Mestre branco

Superiores e Mestres

13°. Estágio

Mestre Aspirante branco/bronze

14°. Estágio

Mestre Efetivo branco/prata

15°. Estágio

Mestre de Honra branco/ouro

16°. Estágio Mestríssimo ouro

Fonte: www.micropic.com.br