Capoeira: Termos Utilizados nas Rodas de Capoeira!

https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/capoeira

Termos Utilizados nas Rodas de Capoeira!

Abadá: Camisolão comprido e folgado usado pelos nagôs, semelhante ao traje nacional de Nigéria. Na Capoeira Abada significa a roupa ou o uniforme do Capoeirista.

Amazonas: Toque de Berimbau.

Angola: Nome de um país africano; um estilo tradicional de capoeira, a primeira capoeira, a mae da capoeira.

Apelido: Nome de Guerra dado para um jogador no curso dele treinamento, às vezes como separa de uma iniciação do batizado. Como exemplo temos Mestre “Bimba”, Mestre “Pastinha”, Mestre “Itapoan”, etc

Aviso: Toque de berimbau usado para avisar a chegada do capitão-do-mato, feitor ou polícia.

Axé: É a boa energia que orixá dá ou nega.

Barravento: Termo náutico: “lado de onde sopra o vento”. designa também o ato de uma perder o equilíbrio do corpo, como se sentisse uma ligeira tontura. Nome em que se dá a um toque litúrgico, nos camdomblés de “nação” Angola. É, também, designativo de um golpe.

Batizado: A cerimônia de iniciação do capoeira; batismo, onde ele faz o seu primeiro jogo oficial jogando com um profsso; evento em que os alunos recebem corda e trocam graduação na capoeira, isso ao toque do berimbau.

Batuque: Jogo semelhante à capoeira onde dois oponentes de pé, um defronte para o outro, dão pernadas, um no outro, cada um tentando derrubar o adversário; o pai de mestre Bimba era capião de batuque; foi a junção do batuque com a angola que Bimba Criou a regional.

Bimba: Mestre de capoeira do passado que criou a capoeira regional; foi um dos capoeiras mais importantes de todos os tempos.

Biriba: Madeira da qual é feita o berimbau.

Cabaça: Utilizado como o resonator no berimbau.

Capitão-do-Mato: Indivíduo que se dedica à captura dos escravos fugidos.

Capoeira: Jogo atlético, constituído por um sistema de ataque e defesa, de caráter individual e origem folclórica genuinamente brasileira, surgido entre os escravos bantos, procedentes de Angola, no Brasil Colônia, e que, apesar de intensamente perseguido até as primeiras décadas do séc. XX, sobreviveu à repressão e atualmente se amplia e se institucionaliza como pratica desportiva regulamentada.

Capoeira de Angola: Capoeira que surgiu na época da escravidão. Possui ritmo lento, trabalha com a ginga e malícia dos jogadores.

Capoeira Regional: Capoeira mais defensiva, onde os movimentos são mais rápidos, há a introdução de golpes de outras lutas e o jogador está quase sempre de pé. Tem caráter desportivo, é praticada com método, exercícios físicos, possui regras e pode ser praticada em campeonatos.

Capoeirista: Um jogador de capoeira.

Cavalaria: Toque de berimbau usado na década de 20 para avisar a chegada do esquadrão de cavalaria do temível delegado de Polícia Pedrito (Pedro de Azevedo Gordilho) que teve sua ação contra os adeptos do candomblé e da capoeira no período de 1920 a 1927.

Caxixi: Saquinho de palha, provido de alga, que o tocador de berimbau segura juntamente com a vareta com que tange o instrumento.

Chamada dos Capoeiras: Toque de berimbau avisando os capoeiristas que a roda está se formando.

Cintura Desprezada: Jogo de balão, ou seja, todos os movimentos em que o capoeirista arremessa seu adversário para o chão.

Contragolpe: Contra ataque; para responder para uma iniciativa.

Contramestre: Um instrutor trabalhando sob orientação de um mestre em uma academia.

Corda: Corda feita de lã ou de nylon, que o capoeirista usa amarrada na cintura identificando sua graduação na capoeira ou no seu grupo. No Brasil não há uma homogeneidade entre os grupos de capoeira na forma de graduar os alunos.

Dá Volta ao Mundo: Geralmete quando o capoeira vai ao chão ou esta muito cansado ou alguem compra e ele quer fazer um jogo duro, o capoeira faz um sinal e da uma “volta ao mundo”, ou seja, uma volta na roda sempre no sentido anti-horario, onde para agachado no pé do berimbau e começa a jogar de novo.

Defesa: Movimento defensivo ou resposta de movimento

Desequilibrante: Movimento que desequilibra, derruba o adversário.

Discípulo: Discípulo, estudante de um mestre do capoeira

Dobrão: Moeda utilizada para tocar o berimbau

Esquiva: Movimento de defesa em que o indivíduo flexiona uma perna e estende a outra para a frente encaixando o pé por trás do calcanhar do adversário, inclinando o corpo para o lado da perna flexionada, dando as costas para o golpe, sempre saindo ou se afastando deste.

Formatura: Cerimônia de formatura para um novo mestre do capoeira

Ginga: Balanço do corpo de um lado para outro, ritmado, que exprime cadência ao jogo; o movimento do capoeira fundamental.

Golpe: Greve ou sopro; atacando movimento.

Graduado: É o estagio onde o capoeira já tem um certo domínio da capoeira e já está preparado para dar aulas.

Grão-Mestre: O mais alto nível que um capoeira pode chegar; domínio total da capoeira; existe poucos com este titulo.

Iê: Interjeição que na capoeira significa silêncio e atenção; interjeição usada para interromper o jogo de capoeira na roda ou para substituir os jogadores; corrutela de ê! Uso exclusivo das cantigas de capoeira; .

Iuna: Toque de berimbau sem canto criado por mestre Bimba, jogado por alunos mais avançados onde predomina os floreios na roda, é o “jogo bonito de se ver”.

Jogo: A roda de capoeira; os movimentos que os dois capoeiristas fazem, um com ataque e o outro se defendendo e contra-atacando.

Maculelê: Misto de dança de bastões, de Santo Amaro, remanescente dos antigos cucumbis, incorporada à capoeira e demonstrada em apresentações e cerimônias de batismo; dança guerreira.

Mestre: O capoeira mais com o nível mais elevado de todos, é o professor, é o que cria novas técnicas e ensina a todos os alunos.

Pastinha: Mestre de capoeira muito famoso e um dos mais importantes, pois foi ele que “criou” a capoeira angola, que é a base de toda a capoeira, ele pegou aquela capoeira de rua e deu objetivos e fundamentos passando a ensinar em academias.

Pé do Berimbau: Posição em frente ao berimbau

Roda: Círculo formado por capoeiristas onde duas pessoas, ao centro, jogam capoeira, sendo substituidas por outras ao decorrer do jogo, enquanto as pessoas que estão em volta batem palmas e respondem ao coro cantado e tocado por capoeiristas.

Fonte: www.micropic.com.br