A DIFICULDADE NÃO É LIMITE...

O difícil nos traz alguns medos e, como humanos, vivenciamos a insegurança diante do novo em nossa vida; mas não quero falar de dificuldades como meio de justificar desistir e parar, mas como mola que impulsiona para a superação. Com certeza já passamos por momentos em que pensamos em parar, mas algo dentro de nós não deixou ser assim e, pessoalmente posso falar de minha experiência com as artes marciais, não me lembro de todas as vezes que eu pensei assim, “não vou treinar mais”. Em tudo aquilo que escolhemos fazer surge dificuldades no caminho, mas é preciso lembrar que somos aquilo que estamos dispostos a aprender.

Desde que comecei a treinar Asamco, houve momentos que foram difíceis para mim; como a execução dos rolamentos, ombros machucados, entorse no tornozelo (fiquei dois meses sem treinar) e, além disso, minha auto cobrança e, a comparação de meu desempenho com outros colegas de treino. Porém, a vontade de ganhar mais aprendizado me fez continuar; por várias vezes eu conversava com meu instrutor Matheus, ah esqueci-me de dizer, rsrsrs, minha academia é a Precursora Martial Arts de Ponta Grossa; conversávamos sobre minhas dúvidas e questionamentos, eu sempre achava ruim meu desempenho e que não conseguia executar e melhorar em meus treinos, mas o Sr Matheus me mostrava os pontos que eu havia melhorado e quando necessário “puxava minha orelha” de forma positiva, o que muito me ajudou, porque continuo a trilhar o caminho do guerreiro e hoje sou faixa azul escuro. Posso dizer que não estou no exato ponto de desempenho físico e técnico que eu gostaria de estar, mas com certeza conquistei muito mais do que imaginava, aprendi a ser mais confiante e administrar o autocontrole pessoal diante dos desafios. Conquistei maturidade suficiente para dizer que ganhar e perder são dois lados de uma mesma moeda, onde a grande diferença é o não desistir. Eu escolhi não desistir.

E sempre é importante destacar que a arte marcial nos ajuda a desenvolver a autoconfiança, o respeito pelo próximo de acordo com o desenvolver da compreensão de nós mesmos e do universo, buscando a harmonia constante.

Elisandra Nunes Vieira

Psicóloga e Psicanalista

Elisandra Vieira
Enviado por Elisandra Vieira em 08/04/2020
Código do texto: T6910881
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.