A POLÍTICA... NA CAPOEIRA !

A POLÍTICA... NA CAPOEIRA !

"A Política é a arte de dar com uma

mão, enquanto tira com a outra" !

(opinião geral deles)

Nos tempos do Império tivemos uma Capoeira "para políticos" ou com políticos nela -- segundo a História, pouco confiável -- além de bispos, padres, causídicos, escritores, etc. Pesquisadores "que repetem" tais informações não se perguntam "onde o filho rico" do Conde de Matosinhos, dono de um Jornal carioca se bem me lembro, aprenderia Capoeira. Subiria um Morro paupérrimo, ainda sem o triste nome de FAVELA, para "ter aulas" (?!) com um mestre negro escravo ?! Onde (e como) teriam aprendido brancos ricos, nobres quase todos, além de monsenhores e poetas renomados ? Teria Aluísio de Azevedo -- da elite cultural do "Novo Mundo" -- ao menos visto as cenas que descreveu... ou estas lhe foram narradas pelos criados da mansão de seus pais ?! Fica a interrogação !

A Capoeira -- para subsistir -- sempre esteve à serviço da Política, por vezes dos 2 lados, veja-se o caso da "Revolta do Vintém" de 1º de janeiro dos dias iniciais da República, com 12 (ou 2) mortos e muitos feridos. Agora, 200 ANOS depois, quer estar DENTRO dela ! Só espero que de forma ATIVA, na primeira pessoa e não "a reboque" de um político qualquer, como "capacho" de outro Partido.

CONSENSO foi a palavra que mestre "Laíca", aqui de Belém, sugeriu que tivéssemos meu irmão e eu. Haverá consenso da Capoeira nacional -- e internacional também, temos brasileiros ensinando-a no Mundo todo -- ao escolher para presidenciá-la um mestre com bom-senso, tarimba, "jogo de cintura" para enxergar "bem adiante" e não cair nas armadilhas ou "vantagens" que nos forem oferecidas ? Ou seremos todos "de um CENTRÃO" barato, "fazendo qualquer negócio" em troca de um "apoiozinho aqui e ali" ?! O que pretende a Capoeira como Partido ? O que quer alcançar, MUDAR, quanto quer avançar para diminuir as carências e deficiências de nossa prática ? Porque não se conseguiu ainda a APOSENTADORIA dos que a ensinam ? A desejamos ensinar POR OBRIGAÇÃO em cada Escola, mal praticada e menosprezada ? Porque há tanta falta de recursos por parte de tantos professores e mestres ? Que expectativas tem cada jovem mestre ?!

E quando fôr PARTIDO... irá "FAZER POLÍTICA" ?! Agradar o Presidente "do dia", aceitar políticos malandros mal vistos em seus Partidos e querendo "embarcar na nova canoa" ?! Teremos SÓ "CAPOEIRAS" em todos os setores e Secretarias do tal Partido ?! Possuiremos um presidente "fazendo política" na Capoeira, selecionando para cargos somente os de seu Grupo, de sua Região, de "seu estilo", por exemplo ? Para onde queremos ir... com esse Partido ? O consenso E A UNIÃO precisam ser concretos e permanentes, a fim de que dissenções internas NÃO DESMORALIZEM nossa Capoeira por completo. Isso não pode ser capricho, aventura... terá que durar, não é passo para atender vaidades ou elevar esse ou aquele Grupo.

Que se pense bem no que se almeja para a Capoeira, mas certamente seria MAIS FÁCIL eleger alguém a partir de um "Partido" com a nossa cara ! Comecemos a trilhar tal caminho descartando o termo PARTIDO, expressão mais do que desmoralizada por 60 ANOS de "picaretagens", mau-caratismo e péssimos exemplos. Seja como SuperLIGA, UNIÃO ou mesmo esse ordinário título de PARTIDO, (*1) a Capoeira precisa proteger-se das disposições e ações pessoais que possam vir a prejudicá-la, criando um Conselho que dará a palavra final sobre todo projeto a ser feito ou decisão a ser tomada, independente do presidente que assuma cada gestão ou período. Sem isso um "Robertinho" qualquer pode produzir "um estrago" na imagem da Capoeira e na do tal Partido. (*2)

Não será fácil fazer o "sonho" sair do papel: é preciso 1 MILHÃO e 200 MIL assinaturas em pelo menos 9 Estados, que serão conferidas posteriormente. Se um deputado "dorminhoco" com 30 ANOS de Congresso não conseguiu, podemos imaginar o que nos espera. Já diziam os filósofos que "IMPOSSÍVEL é a desculpa dos que fracassaram" !

BOA SORTE para todos (nós)... AXÉ, "capoeiras" do Mundo !!!

"NATO" AZEVEDO (em 24/março 2021, 20hs)

OBS: (*1) a inclusão do termo BRASILEIRO limita a abrangência do Partido, que poderá ter nele mestres em/de outros países. Sugiro um ÚNICA - União Internacional da Capoeira ou, talvez, ÚNICI - União da CAPOEIRA Internacional, caso já não haja títulos semelhantes.

(*2) - suponho que seja uma "referência" ao tal Roberto Jefferson... acredite quem quiser !

*************

ADENDO TARDIO: (em 28/março 2021, 14hs)

Estou curioso para saber como a Capoeira -- em cada um dos 9 (ou mais) Estados -- fará para escolher o nome mais importante em cada local. E se esse nome fôr o do atual presidente da Federação... irá acumular cargos ?! Considerando que a Política está mais feita a "confusões" do que à CONSTRUÇÃO de alguma coisa, indicar um presidente atuante de Federação para "intermerdiar" caprichos e vaidades do tal Partido é uma péssima idéia ! Pior do que isso é "eleger" um idoso qualquer apenas por sua fama (?!) na Capoeira ou, inversamente, um jovem dinâmico de um MegaGrupo "de fora", que poderá "puxar a sardinha" para o seu lado.

Com essas "elocubrações" já estou FAZENDO POLÍTICA... e isso é só o começo "Briga mesmo teremos quando chegar o dia de escolher quem vai (ou pode) SER CANDIDATO aos cargos eletivos, após a legalização da futura "ÚNICA - União Internacional da Capoeira.