UMA BRIGA DE GIGANTES COMO SAFETY CAR EM FORMULA 1...

Duelo dos safety cars da F1: Mercedes ou Aston Martin? Só valta um Audi R8 !!!

Aston Martin Vantage enfrenta o Mercedes-AMG GT R numa batalha de dados técnicos. Veja qual carro levaria a melhor na pista

Aston Martin Vantagem: primeiro carro a desafiar um Mercedes como safety car em 25 anos.

Pela primeira vez desde 1996, a Fórmula 1 terá um safety car que não é da Mercedes. Isso porque a marca alemã terá a companhia da Aston Martin como fornecedora dos carros de segurança da categoria em 2021. Com 23 corridas ao todo nesta temporada, a expectativa é de que os carros da Aston Martin façam parte de 12 corridas, enquanto os da Mercedes ficam com as 11 restantes.

Do lado da Mercedes, o carro permanece o mesmo do ano passado. A tarefa de guiar os pilotos em situações de emergência ficará novamente a cargo do esportivo AMG GT R, que este ano terá uma pintura vermelha no lugar da tradicional cor prata. Já do lado da Aston Martin, o modelo escolhido foi o esportivo Vantage, que terá a clássica pintura verde de corrida utilizada em carros britânicos. Mas para os fãs da categoria, surge uma questão: qual é o melhor safety car? Buscando responder a essa pergunta, comparamos os detalhes técnicos dos dois safety cars da F1 para 2021.

Mercedes-AMG GT R deve participar de 11 etapas da temporada 2021.

Utilizado desde 2018, o Mercedes-AMG GT R é baseado na versão de rua do esportivo alemão. O modelo é equipado com um motor V8 4.0 biturbo que oferece 585 cavalos de potência e 700 Nm de torque. Sempre associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas, o conjunto permite que o AMG GT R acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Por fim, a velocidade máxima do modelo é de 318 km/h.

Do lado inglês, o Aston Martin Vantage vai para sua temporada de estreia na Fórmula 1. O esportivo também é baseado na versão de rua do modelo, com algumas modificações para ficar mais rápido. Também equipado com um motor V8 4.0 biturbo, que associado a um câmbio automático de oito marchas, oferece números mais modestos do que os do Mercedes-AMG.

Aston Martin Vantage tem 535 cavalos de potência.

São 535 cavalos de potência (50 cv a menos) e 685 Nm de torque (15 Nm a menos) no caso do Aston Martin Vantage. O desempenho, no entanto, é quase o mesmo. O inglês acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, mesmo tempo do esportivo alemão. Já a velocidade máxima também é quase a mesma, visto que o Aston Martin atinge 314 km/h, 4 a menos do que o Mercedes-AMG.

Para quem quiser levar um dos dois para casa -- logicamente sem os equipamentos de um safety car -- tanto a Mercedes como a Aston Martin oferecem versões de rua dos modelos. Começando pelo AMG GT R, ele oferece o mesmo desempenho do carro utilizado na categoria e seu preço parte de 173.121 euros na Alemanha.

Mercedes-AMG GT R tem 585 cavalos de potência.

Já quem quiser o Aston Martin Vantage idêntico ao utilizado como safety car, terá que optar pela recém-lançada versão F1 Edition. A edição especial ganhou 25 cavalos de potência -- passando de 510 para 535 cv -- e uma nova calibração no câmbio de oito marchas. Além disso, a versão também traz um novo difusor dianteiro e uma asa dianteira para melhorar o downforce. Comparado ao Mercedes AMG GT R, o inglês sai mais em conta: com entregas previstas para maio deste ano, ele custa 162.000 euros, também na Alemanha.

ESPECIFICAÇÕES

MERCEDES-AMG

GT R

ASTON MARTIN

VANTAGE F1 EDITION

Motor

V8 4.0 biturbo

V8 4.0 biturbo

Potência

585 cv

535 cv

Torque

700 Nm

685 Nm

Câmbio

7 marchas AT

8 marchas AT

0 a 100 km/h

3s6

3s6

Velocidade máxima

318 km/h

314 km/h

Preço (Alemanha)

173.121 euros

162.000 euros

Em números, ambos são bem próximos, com leve vantagem para o Mercedes-AMG GT R. Se fosse uma corrida, o Mercedes poderia ter alguma vantagem. No entanto, apesar de estar um pouco abaixo em potência, torque e velocidade máxima, o Aston Martin Vantage F1 Edition certamente andará de igual para igual como safety car. Nesse caso, a verdadeira vantagem é para os fãs da categoria, que poderão ver os dois carros comandando os bólidos da Fórmula 1 em 2021.

Nota do fã espectador das corridas de formula 1:- Uma pena não ter nenhum piloto brasileiro, vou torcer para um japonês Tsunoda!!! Afinal sou neto de japoneses!!! kkkkkkkkkkkkkkkk