Capoeira: Museu da Capoeira Oficial!

Capoeira: Museu da Capoeira Oficial!

.... esse vídeo é uma das maiores descobertas da Capoeira, vemos para além da turma do Mestre Pastinha, que o próprio Mestre está a jogar!!

Mestre Pastinha 1950 jogo e vídeo original da capoeira - Áudio original

https://www.youtube.com/watch?v=5Ccxix-Fokc

x-x

Museu da Capoeira Oficial!

Nosso Clube de apoio: https://www.youtube.com/channel/UCJgO...

Moda Capoeira com história: teespring.com/pt-BR/stores/museu-da-c...

Siga o Canal do Mestre M.A.: https://www.youtube.com/channel/UCodJ...

-» INSTAGRAM: https://www.instagram.com/museudacapo...

-» FACEBOOK: https://www.facebook.com/pg/MuseudaCa...

O que é a Capoeira? com certeza a resposta estará nas centenas de vídeos do nosso Canal do YOUTUBE somados as diversas propostas de ensino do Clube de Membros (youtube/whatzap), que vão desde grupos de leitura e partilha de informações a aulas online e assessoria a grupos de capoeira ou interessados individuais idealizadas e realizadas pelo Mestre Marco Antonio, temos o projeto alojado ainda no FACEBOOK e INSTAGRAM como divulgadores e difusores desses valores tão importantes para a nossa arte, dança e luta Capoeira. #capoeira #museudacapoeira #estudodacapoeira #grupocaa

Pois é galera do Museu da Capoeira, penso que o vídeo poderá polemizar devido ao áudio original do mesmo, peço que leiam esse texto antes e que contribuam com mais informações nos comentários, penso que o mais importante de tudo é o que podemos retirar de positivo nesse grande documento histórico.

Em uma de minhas viagens para a Bahia, recebi um telefonema do grande pesquisador Fred Abreu, haviam descoberto nos arquivos da Cinemateca brasileira (penso que em São Paulo) um filme de Capoeira, quem encontrou era um grande amigo do Capoeira, escritor e pesquisador Pedro Abib, para surpresa de Pedro (Aluno do M. João Pequeno), esse vídeo é uma das maiores descobertas da Capoeira, vemos para além da turma do Mestre Pastinha, que o próprio Mestre está a jogar!!

Muitos alunos das últimas turmas nunca viram o Mestre jogar, foi uma emoção muito grande quando o filme foi apresentado pela primeira vez na associação Mandinga (M. Sabiá/Fred Abreu)...

Uma das coisas que muito me chamou atenção é o gingado do M. Pastinha, muito parecido com o do Mestre Curió...

Vemos a execução de um Balão, provando não ser exclusivo da Capoeira Regional, temos também de enquadrar o vídeo depois da criação da Regional 1918/1930 (Será que teve influência?) os próprios angolas ficavam resistentes de quando M. João Pequeno dizia que antigamente os angolas faziam balões ( No vídeo é o próprio M. João Pequeno que faz o Balão)..foi uma grande gargalhada na sala lotada de capoeiras, quando o balão acontece...vemos ainda uma menininha fazendo Capoeira, o nome dela é Cely Leal, natural de Salvador vivendo hoje no Rio de Janeiro, na altura desse vídeo ela tinha 3 aninhos, como eu sei? eu publiquei esse mesmo vídeo no facebook (VERSÃO com música do M. Pastinha) e o Arthur Xavier, angoleiro do RJ identificou ela no vídeo, e entrei em contato com a mesma. Essa filmagem é de da década de 40´? segundo me afirmou Pedro Abib e não de 1950 como está divulgado em outras fontes do YOUTUBE. O local foi identificado como talvez sendo a Gengibirra, segundo o pesquisador, cineastra e Mestre Jair Moura (Em depoimento para Pedro Abib).

O vídeo original é esse que eu apresento, algumas fontes no Youtube retiraram o som ou editaram e colocaram a música do arquivo musical do Mestre Pastinha (Eternamente), talvez para contextualizar a imagem com o som, pois no áudio original o Mestre Pastinha é confundido com o Mestre Bimba, eu no início até pensei que poderiam ter montado o áudio no vídeo errado, mas percebemos que quando a menina é mostrada, o narrador fala prontamente sobre a participação das crianças na capoeira, é bom lembrar que nesse tempo o áudio e vídeo eram gravados em separado e só em estúdio eram sincronizados, percebemos que o documento se trata de uma espécie de "Almanaque" talvez divulgando as riquezas do Brasil, tentei descobrir mais do que se trata esse programa, mais sem sucesso.

Documentário brasileiro realizado pelo folclorista Alceu Maynard - (http://blogdodelmanto.blogspot.com/20...).

Outras informação: Curta-metragem sobre Mestre Pastinha e capoeiristas do Centro Esportivo de Capoeira de Angola em 1952 roteiro 16 mm por Alceu Maynard Araújo duraçao : 5min28

Essa minha informação poderá receber acréscimos, pois é um testemunho de experiência própria. Mestre Marco António.

Museu da Capoeira.

Vídeos relacionados:

Mestre Pastinha 1950 jogo e vídeo original da capoeira - Áudio original

https://www.youtube.com/watch?v=5Ccxix-Fokc

História da Fundação do C.E.C.A:

https://youtu.be/51hhwOz6q3k

1983 CAPOEIRA EQUIPE PERNAMBUCANA: https://youtu.be/uiSwfQ76mFM

HISTÓRIA DO SÍMBOLO DA CAPOEIRA REGIONAL: https://youtu.be/uZbwxNpPR7w

DE 30´A 90´DE M. BIMBA A M.BAMBA:

https://youtu.be/NiJRlrjAlfI

VELHA GUARDA da BAHIA MESTRES:

https://youtu.be/usRfQw-92QE

Leiteiro e Museu da Capoeira Oficial