Capoeira: CAPOEIRA QUEM E TEU PAI?

Comentários de * André Pessego - & Leiteiro

CAPOEIRA QUEM E TEU PAI?

Sou filha de Bamba, nasci na Africa, cresci no BRASIL sou Irmã do Samba!

Este texto surgiu a partir do bate-bola entre mim e o Sr. ANDRÉ PESSEGO e achei interessante para o Banco de Cultura!

* Macumba não é uma religião, nem um ritual de uma religião, Macumba é um instrumento em desaparição porque é difícil de fazer!

É um instrumento que o som ia pelo chão!

& A riqueza da língua, aliada a criatividade do brasileiro, fez com que o culto afro-brasileiro tenha vários nomes: Macumba, Candomblé, Quimbanda, Umbanda e Umbanda Branca (?)! Me criei em cima de um CENTRO, e pelo que aprendi vendo, OQUE É DIFÍCIL DE FAZER É DESPACHO, porque tem ritual e local quase sempre expondo o autor. Quanto ao:

* Deixa eu ir minha fia que a macumba ta me chamando!

É começou, bota o zuvido na parede...

& deve ser UMBANDA BRANCA que não usa atabaque, pois quando o ATABAQUE CANTA O DEFUNTO LEVANTA!

* O Berimbau tem, teve a função de ILUMINAR, tanto que na ÍNDIA ENTRE OS BRÂMANES ele É SAGRADO, não se quebra, não se joga fora. O Berimbau se incinera em grande festa!

& Berimbau na ÍNDIA? Eu que pensei que estava terminando meus estudos vou ter começar tudo de novo. Ou alguém esta"viajando" e eu pago pra ver as provas!

* Nós da Capoeira devemos fazer uma campanha pela Indenização do Negro!

& Concordo contigo, se não fosse o LUA RASTA e por tabela a Capoeira eu seria "QUASE NADA", ou seja nós Brancos deveríamos pagar dobrado.

* A Apologia do Sofrimento (do outro) é coisa do Cristianismo!

& Apologia do sofrimento; Não dá para escapar, quem nasce e mora no Morro, já nasce MASOQUISTA se não, NÃO TERIA MORRO, pelo menos no Rio!

Pra se fazer uma boa ARTE, tem que se estar sentindo alguma coisa, seja de Dor, Raiva, Tristeza ou Alegria, assim: Que navio é este que esta chegando agora.... mesmo fazendo Apologia do sofrimento é uma musica ESPETACULAR!

* A LIGAÇÂO DA MACUMBA com FEITIÇARIA É COISA DO CRISTIANISMO, precisamente das Santas Missões, dos Padres Novos,etc..

& Ai sr. André, TU PEGOU PESADO!

Morei em 1960-64 no Alto Paraguassu, Município de Itaiópolis, Santa Catarina, colégio de Freiras, vi muitas missas e servi (fui sacristão) outro tanto e nunca ouvi nem o Padre, nem as Freiras falarem em Macumba ou Feitiçaria. Voltei em Rio Negro-Paraná em 1981 e rodei muito lá (um mês) e só encontrei um NEGRO, então é provável que não existia CENTROS nessa época.

E quando foi:

A LIGAÇÃO DO CRISTIANISMO COM OS CULTOS AFROS?

Foi quando um ADEPTO dos CULTOS virou Católico e depois desvirou, ou foi quando os escravos para exercerem seus cultos, FINGIRAM ACEITAR A RELIGIÃO CATÓLICA?

OXALÁ não tenham dado um nome afro ao Deus cristão!

Eu tenho me perguntado QUEM É que esta lendo os nossos textos? Os Mestres deviam tirar xerox e levar para ler antes e depois das Rodas!

Infelizmente os Novos Mestres não investem no conhecimento deles, quanto mais no dos alunos!

* Vamos em frente; A História não termina hoje, É ELA QUE VAI DAR ELEMENTOS PARA FORMAREM OS QUE TOMAREM NOSSO LUGAR NA RODA!

IEH CAPOEIRA!