FRUTAS: UMA ADVERTÊNCIA!

Dispensa aqui falar sobre as "virtudes" das frutas. Tal assunto abunda na NET e em todo manual que aborda a matéria. Bastante reforçar que elas são indispensáveis como fontes naturais de vitaminas e muitos outros nutrientes. Portanto, coma-as, se desejar ter saúde, bem-estar e até uma vida longeva. Havendo fome nos intervalos das refeições, por exemplo, seja inteligente: Aproveite essas fominhas para ingeri-las. Faça-o de forma variada. Em cada fominha, coma uma fruta diferente. Eu até tenho uma sugestão para você: Coma pouco nas refeições principais, exatamente visando a ter fome entre uma e outra, para se suprir de frutas. Sua saúde fica (e)ternamente grata; e você, muito feliz, pois evitará muitas doenças.

Mas, não seja enganado e iludido! Tenha consciência de um fato.

Cientificamente, o que você compra e come não são frutas: São frutos, que é, em Biologia, o verdadeiro nome das "frutas". Fruto é a hipertrofia do ovário depois que este é fecundado. Quando orar a Deus, dê-Lhe graças pela a existência dos insetos, como a abelha, os maiores responsáveis pela polinização das plantas. Elas, e outros elementos, como o vento, são que promovem o encontro entre um grão de pólen da flor e o óvulo. Portanto, os insetos são seres úteis à vida na Terra. Nada de xingar alguém dizendo assim: "Aquilo é um inseto"! Pois, sem saber, você está elogiando-o. E os insetos não merecem ser comparados com certas pessoas!

Outra: Mesmo sabendo que o que você na verdade come são frutos, ainda pode ser enganado! Tenha cuidado! Há os falsos frutos, ou apenas um fruto acessório. Há um desenvolvimento no tecido que sustenta o fruto, que fica suculento, com sabor, consistência e cor de “fruta” e, espertamente, os negociantes se aproveitam dessa aparência e sabores atraentes e vendem-nos aos incautos como frutos verdadeiros. Será que esquecem que hoje temos o Código do Consumidor?

Na realidade, o que você compra a esses espertos são tecidos vegetais desenvolvidos e não frutos, que é o desenvolvimento do OVÁRIO.

Por exemplo, a castanha (o caroço) do caju é que é o fruto, mas muitos feirantes, e até supermercados, vendem o caju, que é o pedúnculo crescido, como frutos verdadeiros. Onde está o PROCON?

Tenha muito cuidado também com os vistosos morangos e abacaxis, todos muito gostosos e saudáveis, mas falsos. Os verdadeiros frutos estão na casca: Aqueles pontinhos pretos do morango, por exemplo. Figos e maçãs são outros exemplos de pseudofrutos, vendidos abertamente como frutos. Criaram o termo genérico e popular de “fruta”, muito provavelmente com o intuito eticamente reprovável de iludir os clientes.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 25/03/2012
Reeditado em 27/01/2013
Código do texto: T3574905
Classificação de conteúdo: seguro