Consumo consciente....

Tem hora que abro a geladeira e contemplando o vazio percebo que está na hora de ir às compras. Me lembro que quando eu era criança , ir ao supermercado era uma grande diversão. Tantas coisas para ver , tantas coisas que eu queria ter. Confesso que depois de adquirir a responsabilidade financeira, ir às compras ficou bem menos divertido. Hoje coloco minhas compras no carrinho quase automaticamente ... feijão, arroz, farinha de trigo, cuscuz, carne...etc,etc. Até que num certo dia, depois ter assistido a uma reportagem sobre propaganda enganosa, fui prestar mais atenção na hora de pôr minhas compras. Fui ler, ou melhor, tentei ler as descrições nas embalagens. As letras eram tao miúdas , que fiquei com dor de cabeça. Mas ainda assim eu li! E me espantei! Há produtos alimentícios que o conteúdo parece com a bula de um medicamento. Só que não tem as contra-indicações, que em alguns casos deveria ter, tipo : Atenção! Ao consumir este produto, seus olhos podem começar a lacrimejar, seu corpo pode ficar cheio de pequenas bolotas vermelhas e eventualmente seu estômago te entrega a bandeira branca! Vou dar dois exemplos simples aqui. O creme de leite e o creme "tipo" chantilly (de chocolate):

creme de leite, leite em pó, estabilizantes goma xantana,goma jataí, goma guar, carragena, fosfato dissódico e citrato de sódio.

É um bocado de goma! O creme "tipo" chantilly tem uma bula mais interessante e enigmática ainda...

Água, gordura vegetal hidrogenada, açúcar, cacau, sal, espessantes: sorbitol, hidroxipropilcelulose, emulsificantes: caseinato de sódio, mono e diglicerídeos de ácidos graxos, lecitina de soja, estearol lactilato de sódio, corantes artificiais: azul brilhante, vermelho 40, amarelo crepúsculo, tartrazina e aromatizante. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Colorido artificialmente

Gostei muito do "amarelo crepúsculo", é romântico!!

Há um lobby contra a gordura. Produtos que nos dias de hoje querem posar como saudáveis, tem na sua embalagem escrito "sem gordura", no mínimo, ou mais moderno ainda: " sem gordura-trans"(que passou a ser a palavra mágica da vez!). Isso faz com que aumentam as vendas , mas nao necessariamente a saúde dos consumidores. A gordura é um ingrediente que "carrega" o sabor e conforme as indústrias retiram a gordura dos seus produtos, eles precisam aumentar as quantias de sal e açúcar nos mesmos, para que possam ainda ter algum tipo de sabor.

Um dos produtos mais repletos de química é o refrigerante de laranja. O nome da fruta inspirou as indústrias, que aqui no Brasil fabricam os refrigerantes de laranja na cor indicada : laranja!

Estranhamente no exterior os refrigerantes de laranja são de um pálido amarelo, talvez os consumidores de lá não apreciam tanto os corantes nas suas vidas. Até porque há um aumento de alergias alimentares mundialmente devido ao uso de corantes e aromatizantes nos alimentos.

Muito embora no Brasil o morango seja cultivado amplamente, as indústrias insistem em vender produtos de morango sem que esses tenham visto qualquer morango na sua existência. O cor-de-rosa e o sabor derivam da "deliciosa" mistura dos corantes e dos aromatizantes.

Somente consumidores mais críticos podem alterar o comportamento da indústria, porque essa só fabrica aquilo que consegue vender. Se os produtos encalham nos supermercados e as reclamações se multiplicam , eles tentam melhorar a qualidade dos seus produtos.

Nós consumidores devemos ficar mais atentos para promover uma tal mudança.

NinaMiroca
Enviado por NinaMiroca em 17/07/2013
Código do texto: T4391758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.