Bacalhoices...

...Peder Otto Dybvik, especialista em bacalhau, em poucas palavras, resume quase tudo para nós, de maneira clara e concisa...o que ele não toca, e talvez ele nem creia, é que todos os membros da extensa família bacalhoídea nos são vendidos, no Brasil, bom que se diga, com o mesmo extorsivo preço do gadus mohrua... por gados ruminantes que somos em nossa glande maioria...

Você sabia que na mesma família que se faz o Bacalhau (Gadus morhua) há outros peixes Salgados Secos?

O Saithe (Pollachius virens), Ling (Molva molva) e Zarbo (Brosme brosme) também são pescados na Noruega, salgados e secos da mesma forma e com o mesmo padrão de qualidade. Apesar de espécies de peixes diferentes, passam pelo mesmo processo. E são ideais para diversas receitas.

O Saithe é o mais comercializado no Brasil. Ele possui um sabor mais forte e coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados

O Zarbo é o menor entre os peixes da família Gadidae. Possui uma carne branca suculenta e um sabor característico de marisco devido ao habitat natural no leito do mar, nos profundos fiordes da Noruega. É ótimo para a preparação de pratos desfiados, caldos, pirões e bolinhos.

O Ling é o mais estreito entre os peixes da família Gadidae. A carne branca e apetitosa é perfeita para pratos desfiados, assados, cozidos e grelhados.

(📸 Peder Otto Dybvik – Conselho Norueguês da Pesca)

Paulo Miranda e Peder Otto Dybvik
Enviado por Paulo Miranda em 06/04/2024
Código do texto: T8035730
Classificação de conteúdo: seguro