O CONTO POPULAR


Quais as origens do conto popular? São as estórias de Trancoso,os contos de fadas,os contos da carochinha.
São importantíssimos como expressão da psicologia coletiva dentre a literatura popular de um pais.Os contos são narrativas curtas com características próprias como concisão,densidade e precisão.Deve despertar curiosidade no leitor além de mantê-lo excitado e emotivo.
Nas   suas diversas modalidades,nas várias maneiras como são transmitidos,nas adaptações,nos processos narrativos seja com o auxílio da mímica ou da entonação,eles representam um dos mais expressivos meios de comunicação populares e o próprio espírito de um povo.
No conto são documentados a sobrevivência, o registro dos usos e costumes,fórmulas jurídicas,letras mortas,a moral vigente naquelas épocas, e até as influencias estrangeiras sofridas por aquele povo.
Costumes estranhos ,bons ou maus ficam registrados para sempre nestes contos;e,através deles vemos que as paixões   humanas mudaram muito pouco na longa trajetória da humanidade.A experimenta,o luto – branco,a adoração pelo mantel,a posse jurídica pelo sapatinho,a poligamia,a astrologia legal,a fome sexual do senhor,as aventuras,a cavalaria andante,as provas a que eram submetidos os noivos,a virgindade das mulheres, o maltrato de crianças,o talião, vestígios de antigas civilizações,tudo ressurge nestes contos ,com doçura ou crueza.
O estudo da Novelística consagrou o conto popular,sua perene ancianidade e o texto tecido por muitas influências ,mas,que se torna regional pela inclusão de elementos nacionais de cada região.
A Gata Borralheira,Cinderela,Capinha Vermelha, está presente em todos os idiomas,nos elementos que se combinam,nas variantes tecidas á maneira do lugar;nos mais distantes continentes notamos que os contos têm a mesma origem,embora com elementos diferentes.Eles falam de amor e morte,ciúme ou crueldade,domínio e sofrimento.Influenciaram a pedagogia,a psicologia ,a literatura infantil,a psicanálise e até a história.
Partem de temas primitivos e obedecem a uma seqüência imutável,contêm os mesmos obstáculos e os mesmos finais.
Uma das estórias mais velhas conhecidas ,a dos irmãos Anepu e Batau terá cerca de 3200 anos e o papiro está no Museu Britânico.
Esse conto não ficou conhecido na Europa,porém,seus elementos estão contidos em vários contos europeus.
O sacrifício do boi para que a mulher coma o fígado aparece no folclore brasileiro,Querino,Vaqueiro do Rei, e o Boi Leição,de Alagoas.
Os contos populares dividem-se em :contos de animais,estórias populares e gracejos ou anedotas.Há,também,os motivos mitológicos,o tabu,a magia,as maravilhas, a morte,a sabedoria e a tolice,as decepções,a roda da fortuna,os cativos e senhores,a religião e o caráter,o humor,os contos de encantamento etc.
Os Irmãos Grimm fizeram um trabalho fabuloso de compilação dos mais antigos e variados contos alemães.Assim como Charles Perrault,com os franceses.
Câmara Cascudo classificou os contos assim:
Contos de encantamento:contos de fadas,estórias da carochinha,contos mágicos,sobrenaturais etc.
Contos de exemplo:contos morais,conselhos etc.
Contos de animais:fábulas.
Contos religiosos:parábolas.
Contos explicativos:falam da origem,forma,hábito,disposição de um animal,vegetal ou mineral.
EX: o filho que levantou a mão para a mãe e quando morreu não se decompôs,ficou mumificado.
Contos de adivinhação:o popular “o que ,o que é?”
Contos acumulativos:aqueles que nunca chegam ao final,uma estória puxa a outra,provavelmente o precursor das novelas.
Contos de Anedotas:o Pedro Malasartes,Gil Blás,as patranhas de Juan Timoneda.
Também temos as Novelas Denunciantes onde um crime é desmascarado.Ex:A Eneida,de Virgílio.
Os contos onde o demônio é sempre enganado pela astúcia dos homens ou mulheres com ou sem a intervenção de Deus.
O Ciclo da Morte onde ela aparece como inimiga ou aliada,inevitavelmente vencedora.
As novelas,certamente,se originaram dos contos;Gil Vicente citava “aqueles que se enfadam nas igrejas,mas,ficam noites e dias ouvindo novelas e parecem muito folgar com isso.”
Já existia ,no sec.XVI as Histórias de Gonçalo Fernandes Trancoso,”Contos e histórias de Proveito e Exemplos”,que viraram febre em Portugal e chegaram ao Brasil em 1618,seguidos pelos contos de Perrualt,em francês e as histórias da Carochinha de Dom Francisco Moraes de Melo.
Ouvir estórias,contar estórias,saber estórias.Magnífico ofício.Ofício plural!
 
 
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 23/08/2010
Código do texto: T2454157
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.