TAUBATÉ: CAPITAL NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL

No dia 1º de junho de 2010, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou a concessão do título de Capital Nacional da Literatura Infantil para o município de Taubaté-SP.

A concessão foi feita em atenção ao Projeto de Lei nº 5.255 do dia 20 de maio de 2009, proposto pelo deputado federal Roberto Alves do PTB-SP, que nasceu na cidade de Taubaté.

A proposta não precisou ser submetida a votação no plenário da Câmara, mas depende,ainda de ser analisada pelo Senado Federal.

O importante em tudo isso é que nossa querida Taubaté, já reconhecida por sua efetiva participação na história do Brasil, ganha mais um título nacional em reconhecimento ao trabalho de um de seus filhos mais ilustres: José Bento Renato Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato nasceu em Taubaté no dia 18 de abril de 1882 e se destacou como um dos mais importantes escritores do século XX. Seu livro “O sítio do pica-pau amarelo” foi eleito o segundo livro mais lido no Brasil, perdendo apenas para a Bíblia Sagrada. Isso significa que Monteiro Lobato é o escritor mais lido no Brasil.

Monteiro Lobato escreveu inúmeros livros, tanto para crianças quanto para adultos e foi um cidadão que contribuiu de maneira exemplar para manter sempre elevado o nome de nossa Pátria.

Feitas essas considerações, a importância, para nós, da outorga desse título para a cidade de Taubaté, é a contribuição que isso vem dar para valorizar a necessidade da literatura e da leitura na formação de cada homem e de cada mulher.

Esse fato precisa ser divulgado, precisa ser comentado, precisa ser falado para que todo mundo saiba, pois é motivo de orgulho para Taubaté, para todo o Vale do Paraíba e para nós do Litoral Norte do estado de São Paulo.

O título de Capital Nacional da Literatura Infantil é o reconhecimento da obra deixada pelo filho ilustre, mas é também um legado para que as próximas gerações conheçam e divulguem essa riqueza que não pertence somente a Taubaté e ao Brasil, pois o Programa Sítio do Pica-pau Amarelo, veiculado na televisão, ganhou o mundo e foi adaptado para países como Portugal, Argentina, Itália e Rússia, entre outros.

Taubaté, que já é reconhecida e visitada por um grande número de brasileiros que querem conhecer as instalações do Sítio do Pica-pau Amarelo, que reúne toda a obra de Monteiro Lobato, agora poderá utilizar o título com o qual foi agraciada para incrementar o turismo literário.

Isso vai trazer um ganho significativo para a nossa cultura, para a nossa literatura e, mais importante, vai despertar o brasileiro para os livros. Quem sabe esse título contribua para melhorar a posição do Brasil no ranking mundial de leitura, afinal, entre os 30 países que mais lêem no mundo, o Brasil está na 27ª posição, com uma média de 5,2 horas semanais de leitura por habitante. É pouco!