O verdadeiro Poeta

Muitos caem no erro de supor que um poeta seja apenas um fazedor de rimas. Ele é muito mais do que isso.

O têrmo poeta provém do grego poietes, que quer dizer criador, inventor - aquele que tece palavras musicais e cria pensamentos harmoniosos.

O verdadeiro poeta é um criador e ainda mais, é um profeta. Os antigos romanos usavam a mesma palavra, Vates, para designar tanto o profeta como o poeta.

“O profeta - como Carlyle no-lo recorda—é o revelador daquilo que temos que fazer; o poeta, daquilo que devemos amar,” É o investigador e o vidente:” um abençoado mensageiro de luz vindo do céu.” Pode ver muito mais claramente do que nós, não apenas os progressos do Homem, mas a intenção de Deus. Parafraseando Lord

Tennyson poderíamos dizer que consegue “mergulhar no futuro” até a uma distância inatingível aos olhos humanos, e contemplar a Visão Final, e a maravilha que será a República Universal, quando os clarins de guerra não mais soarem e as bandeiras de combate forem enroladas nos Parlamento das nações.

O verdadeiro poeta é um criador e um profeta. E, além disso, é ainda mais alguma coisa: é um mestre. Não

Somente vê a luz, mas guia os nossos passos em direção a ela. Enquanto o erudito permanece calmamente em

Sua torre de marfim entregue, sem riscos, às suas especulações, o poeta encontra-se, geralmente, lutando na vanguarda do progresso humano. Encontramos poucos poetas entre reacionários, mas muitos entre os rebeldes.

Os grandes poetas procuram iluminar as injustiças do mundo e perpetuar as suas belezas. Constituem o elo mais forte entre o homem de hoje e o super-homem de amanhã. “São os “nossos irmãos sublimes,” que nos tomam pela mão e nos fazem subir os” degraus do grande altar do mundo, que se elevam, através das trevas, até Deus”.

O poeta, portanto, é o emissário divino de boa vontade para com os homens—um irmão augusto de olhos perscrutadores, voz que canta e coração esperançoso. “De todos os tipos superiores, o poeta é, talvez, o mais universalmente compreendido, pois, segundo Carlyle,” existe uma veia de poesia no coração de todos os Homens.” Somos todos poetas, quando lemos compreensivamente um grande poema.