LIVRO E CD NO MUSEU DO FREVO

O livro “Uma colcha cem retalhos”, de minha autoria, e o cd “Causos e Cordéis”, gravado em parceria com o poeta Felipe Júnior, foram selecionados para integrar o Museu Paço do Frevo, que tem previsão para funcionamento em fevereiro de 2012.

O Projeto Museográfico Paço do Frevo teve suas obras iniciadas em março de 2010, na Praça do Arsenal no Recife antigo, onde até 1973, era o edifício sede da Western Telegraph Company. O imóvel faz parte do complexo turístico das cidades de Recife e Olinda, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), desde 1998, e está sendo totalmente recuperado.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade do Recife coordenada pela Fundação Roberto Marinho e foi idealizado pela artista Bia Lessa. O projeto consta de um complexo cultural que será direcionado à difusão, pesquisa, lazer, capacitação e apoio profissional na área da dança e música do frevo.

O museu Paço do Frevo, que terá arquitetura em estilo eclético, construída no século 19, constará de setores bastante interessantes como uma escola, um centro de difusão do frevo, um centro de documentação, um espaço expográfico, cursos profissionalizantes de música e dança, estúdio de gravação de áudio, rádio Frevo Online, palco para apresentações artísticas e bistrô.

A Plural Comunicação, Memória e Cultura é a responsável pela organização do projeto museográfico, o qual contextualizará o frevo na história do Recife, de Pernambuco e do Brasil.

Na entrada do museu existirá uma sala repleta de fotografias que mostrará apenas o rosto de pessoas, das paredes ao teto. Serão retratos de uma multidão anônima que de alguma forma contribui para eternizar o frevo. Logo após, será encontrada a Linha do Tempo, que retratará desde o surgimento do frevo até sua forma atual, com estilos e modalidades próprias.

Também no térreo do museu, será instalado o centro de documentação, que abrigará um grande acervo sobre o frevo e a arte popular brasileira em geral. É nesse centro que serão expostos o livro UMA COLCHA CEM RETALHOS e o cd CAUSOS E CORDÉIS.

Essa é uma informação que me deixa bastante feliz, pois ao produzirmos estes trabalhos, eu e Felipe Júnior, tínhamos a finalidade, apenas, de levar nossa arte ao povo, mas, jamais imaginaríamos que eles um dia iriam integrar um museu tão qualificado e de tanta importância cultural.