Breve relação entre “modernidade” e “literatura”

A literatura sendo uma experiência da linguagem está intimamente ligada aos diversos contextos sociais. E em tempos onde a linguagem se caracteriza com fortes mudanças no contexto social, a literatura assume papel cada vez mais importante, visto que ela se manifesta nas diversas formas de interação humana e ultrapassa todas as formas de ideologia.

Através das palavras pode-se expressar uma linguagem clara sobre as coisas, o corpo, a alma, a interioridade, a exterioridade, o sujeito, o objeto e o próprio eu. Através da modernidade a linguagem tornou-se mais livre, onde o eu expressa seus próprios sentimentos de forma mais solta, sem as amarras da repressão, ou seja, ela manifesta sua própria interioridade sem se preocupar com os fatos externos.

A escrita moderna está sempre sendo experimentada nos seus limites e não se prende nem a exaltação nem a forma de manifestação do ato da escrita, muito menos a uma única forma de linguagem. A literatura pauta-se numa forma livre de abertura e de espaço onde a escrita é um exercício de transgressão da própria linguagem.

Fran Souza
Enviado por Fran Souza em 20/03/2013
Código do texto: T4198620
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.