APRESENTAÇÃO (Projeto Clicks&Teclas)

A proposta do Projeto Clicks&Teclas enche os olhos e a mente, pois coloca-se na posição da vida, da essência do ser, da inconstância humana na sede insaciável de experimentar, experienciar, fazer, produzir.

A partir da palavra e da imagem o projeto persegue os Clicks e capta as Teclas com que pretendem contribuir para movimentar o mundo artístico, estabelecer um diálogo intelectual com a Arte e a interpretação dela. Dessa forma, o projeto tanto constroi saberes quanto desenvolve uma ação cultural e educativa, nobre, enfim. Portanto, como bem o coloca Matheus Bandeira, um dos idealizadores, que foi convidado pelo amigo, Glênio Freitas Jr, o que se objetiva é escrever textos que exteriorizem “as realidades mostradas nas fotos que, diga-se de passagem, muito bem enquadradas, perfeitamente capturadas e de uma sensibilidade incrível”.

Para a consecução do Clicks&Teclas, Glênio Freitas Jr e Matheus Bandeira juntam seus trabalhos que estão sendo expostos sempre com a publicação de “duas fotos por semana, juntamente com um texto em cada uma, para brincarmos um pouco com a rotina e com nossas percepções sobre as coisas, as pessoas e o mundo”.

Para compreender melhor o projeto e mergulhar em texto e imagem, dediquei atenção aos trabalhos apresentados e, constatei a coerência da proposta com a Arte em exposição. Pude observar e sentir os vieses, as veredas e os diversos espaços que a Internet e o Facebook dispõem para a veiculação da cultura e da arte.

Trabalhos como os do próprio Glênio e os de Matheus Bandeira são as mais contundentes provas de que há inteligência e qualidade online. Os poemas e contos demonstram competência artístico-literária que faz valer o empreendimento em foco. Ali o navegante do espaço virtual tem a rica oportunidade de ler e ver obras a exemplo de Pétala, Ponto de interrogação, Renascimento, Vida, Mulher sem ser frágil, Microfonia e afinação, além de outros. Além de tantos que ainda estão sendo gestados.

A graciosidade feminina é cantada em suaves pétalas de rosas, nos versos do jovem poeta Bandeira Matheus:

Pétala

Ah! Mulher, se tu soubesses

Que tua beleza não é efêmera

Terias o amor que mereces

E tuas lamúrias virariam poeira.

(...)

O mesmo Matheus Bandeira se encarrega, em sua prosa fluente de características modernas, de provar que a narrativa pode ser exercitada tranquilamente, renovando-a, repaginando-a, e sem perder a qualidade para um exemplo como o do mestre Machado de Assis. Matheus inaugura uma literatura e define a linha do horizonte com uma frase que tem gosto e cheiro de eternidade: “Beber não é embebedar-se”.

Glênio Freitas Jr é escritor e fotógrafo. E a sua sensibilidade, talento e intimidade com a palavra se apresentam na deliciosa narrativa Caçador:

(...)

“A Farmácia Santa Gertrudes era ponto de encontro dos idosos da vila, ali eles se reuniam para atualizar as notícias. Saber quem está bem, quem está mal, quem nasceu e até mesmo quem morreu. Dentre os frequentadores mais assíduos está o seu Hilário, que apesar do nome tinha um humor questionável. Seu Hilário era quem se incumbia de atualizar todos da vila com as mais recentes novidades. Dizia-se que seu Hilário não ia até as notícias, as notícias é que iam até o seu Hilário”.

(...)

Tenho a honraria de apresentar esta iniciativa de relevância intelectual que enobrece a convivência nos modernos meios de informação e de comunicação. Isto comprova que há seriedade e trabalhos artísticos de inquestionável qualidade. O esforço e a amostra de arte do Projeto Clicks&Teclas enobrece os sujeitos virtuais (também reais) e representa um sopro novo e original no universo artístico brasileiro.

Tânia Meneses

***

Agradeço a Glênio Freitas Jr e Matheus Bandeira (Rio Grande do Sul) pela honra do convite para ser a madrinha e apresentadora do Projeto mencionado no texto.