Torne seu livro um Best-Seller

A primeira coisa que você deve entender para tornar seu livro um best-seller é que: "Best-Sellers são livros que vendem muito e não livros muito bem escritos".

Muitos escritores iniciantes acham que se construírem uma ótima trama, com ótimos personagens isso será o suficiente para garantir o sucesso em vendas que tanto desejam, mas não é assim que acontece. Quantos e quantos livros com tramas fracas, ambientação pobre e personagens sem carisma são sucessos retumbantes de vendas e figuram nas listas de Top Vendas de seus países e mesmo do mundo. Tenho certeza de que você pode se lembrar de pelo menos três agora mesmo.

É óbvio que o autor tem de procurar caprichar o máximo que puder em todas estas questões, fazer uma trama bem elaborada, criar personagens carismáticos ou profundos e detalhar bem suas ambientações são algo que se espera de qualquer escritor que almeje que seu livro pleitei um lugar de destaque no cenário literário, mas isso é apenas o básico. E se você deseja tornar seu livro em um best-seller comece a fazer estas coisas, mas eu quero chamar sua atenção principalmente para aquilo que muitos escritores ignoram; que é a questão crucial de toda esta nossa conversa. Vender o livro.

É fato que a maioria absoluta dos escritores iniciantes quer assinar um contrato com uma editora, de preferência uma das grandes, e ter seu livro distribuído para todo Brasil, colocado nas prateleiras das grandes redes de livrarias onde os leitores o encontrarão com facilidade, se encantarão por ele e o comprarão. Mas é fato também que, as grandes editoras querem publicar grandes autores e por mais que elas tenham em sua política a visão de abrir espaço para novatos, o negócio do livro se sustenta sobre um único e poderoso pilar. Vendas. Sem as vendas nada acontece.

As editoras são empresas como quaisquer outras e precisam lucrar com seu modelo de negócio; para isso acontecer precisam vender o seu produto, os livros, sendo assim, em que livros vocês acham que elas vão investir; livros de autores famosos que tem maior probabilidade de venda e geração de receita ou livros de autores novatos e desconhecidos? Se coloque no lugar de um editor e responda a esta pergunta.

Portanto, se você deseja que seu livro se torne um best-seller, você deve adotar uma mentalidade empreendedora, semelhante à das editoras, ou seja. Venda seu livro. Você deve mudar sua forma de pensar de passiva para ativa; deixe de esperar que os leitores descubram seu livro e passe a apresentar o livro aos leitores. Use a imaginação, afinal você é um escritor (a) e tem imaginação de sobra; desenvolva formas de vender, procure aprender técnicas de vendas e as molde para o seu negócio que é o seu livro. Lembre-se, não deixe que seu livro seja apenas um sonho, mas procure torná-lo um projeto; o seu projeto. E como em todo projeto, para que ele aconteça é preciso que exista três coisas: Planejamento, Investimento e ação.

Eu sei que isso é muito chato, principalmente para quem não tem nenhuma inclinação às vendas, mas tenha em mente que é isso que vai fazer com que olhem seu livro com outros olhos e pode até levá-lo a assinar com uma editora tradicional se for esse o seu desejo. Porém até lá o caminho é longo e árduo.

Talvez ao ler o título desta postagem você tenha pensado que ela lhe daria uma fórmula mágica que tornaria seu livro em um sucesso de vendas, mas a única fórmula que há para isso é vendê-lo. Mas como disse Albert Einstein: "O único lugar em que sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".

Seria muito fácil e extremamente leviano da minha parte fazer isso, porque cada livro é algo único, com pontos fortes e fracos muito específicos, direcionados para públicos determinados, e portanto, necessitam de um planejamento individualizado de como se deve trabalhar para gerar vendas. Neste caso, não há ninguém melhor para fazer isso do que o próprio autor da obra, visto que ninguém conhece mais a fundo o livro, sua trama e peculiaridades do que quem o escreveu.

Na próxima postagem vamos avançar mais um pouco no mundo da venda por conta própria, mas para encerrar esta postagem eis alguns bons exemplos de escritores famosos que se publicaram e venderam seus próprios livros antes da fama os alcançar:

Edgar Allan Poe

Mark Twain

Stephen King:

Paulo Coelho

Willian Blake.

André Vianco

Eduardo Spohr

Pensem a respeito.

Sucesso.

Luiz Cézar da Silva
Enviado por Luiz Cézar da Silva em 30/03/2014
Código do texto: T4749763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.