O Quarto Livro da Série Millenium

Com o objetivo de fomentar a discussão quanto ao universo literário de Stieg Larsson, criei um grupo no Facebook chamado Stieg Larsson Brasil.

Um tema que tem gerado polêmica é o quarto livro da série. Efetuei algumas pesquisas e segue abaixo o artigo criado para explicar toda essa história do quarto livro:

Lisbeth Salander continua...

Larsson deixou escrito cerca de três quartos do quarto romance da série Millenium antes de sua morte repentina em novembro de 2004. Sua parceira, Eva Gabrielsson, tem em seu poder o notebook contendo o manuscrito, mas não detém os direitos sobre o trabalho de Larsson. Em uma tentativa de proteger Gabrielsson das pessoas que ele estava investigando na vida real (neonazistas suecos e racistas), Larsson nunca se casou. Ela deixou um testamento mas como não houve testemunhas quando o lavrou, acabou invalidado pela lei sueca. Graças a isto sua família ganhou o direito a sucessão. Existem anotações para pelo menos mais um ou dois livros.

No entanto Eva Gabrielsson não conseguiu entrar em um acordo com a família Larsson, e portanto essas anotações não serão usadas no próximo volume da série. O Quarto Livro da Trilogia Millenium foi anunciado em dezembro de 2013 pela editora sueca Norstedts, escrito por David Lagercrantz(foto), um autor sueco que ficou conhecido por ser o biógrafo de Zlatan Ibrahimović, o famoso atacante do futebol sueco. A previsão de publicação é para agosto de 2015.

Lagercrantz cresceu em principais círculos jornalísticos e intelectuais da Suécia. Ele é o filho do editor sueco e especialista em literatura Olof Lagercrantz e sua esposa Martina Ruin, filha do filósofo Hans Ruin. Ele cresceu em Solna e Drottningholm perto de Estocolmo, juntamente com seus irmãos, entre eles a atriz e diplomata Marika Lagercrantz. A família é descendente de uma linha de família nobre Lagercrantz e, como tal, membro da Câmara Sueca de nobreza. Através de sua avó paterna, e da linha sueca do clã Hamilton ele também é um descendente da família do historiador do século dezenove e poeta Erik Gustaf Geijer.

Lagercrantz descreveu sua origem de alta classe como problemática e uma causa de antagonismo, em um ambiente literário e jornalístico dominado por escritores da esquerda radical no início de 1980 na Suécia, embora ele mesmo tenha determinadas posições políticas de esquerda. Como consequência, ele se retirou do debate intelectual e "esferas literárias de cultura" durante sua carreira jornalista.

Lagercrantz é casado com a jornalista e gerente de notícias de rádio Anne Lagercrantz e tem três filhos. Ele é primo em primeiro grau do político e economista do Partido de Esquerda Johan Lönnroth.

Fonte: Gabrielsson, Eva. "Biography Eva Gabrielsson". Newest happenings in E.G.'s life. Steiglarsson.com. Extraído do site em 9 de junho de 2011.