SER ACADÊMICO

Sexta-feira, dia 14 de novembro/14, acordamos às seis horas, tudo arrumado, nos arrumamos também, e saímos. Direção ao aeroporto de Viracopos, voo marcado para às 08:50, destino: Porto Alegre/RS. Viagem tranquila. Taxi, hotel. Tudo isso para à noite tomar posse como Acadêmico Efetivo da Academia Internacional de Letras, Ciências e Artes - Alpas-21, cadeira 56, cujo patrono é Noel Rosa. Recebi a Pelerine e Medalhão de Acadêmico das mãos de minha esposa (que foi minha paraninfa). Juramento realizado. Ouvimos as sabias palavras do orador oficial da Academia Joaquim Moncks, escritor/poeta, ativista cultural. O brinde a cultura encerrou a cerimônia. Voltamos ao hotel, voo de volta marcado para a manhã do sábado, foi um bate volta. No hotel, que é localizado no centro de Porto Alegre, o sono não veio, mas vieram uma onda de questões, entrei em estado reflexivo. E refleti sobre o verdadeiro papel das várias Academias de Letras que existem em nosso Pais. Existem as sérias e as nem tanto, cabe a cada um buscar o trabalho que tais Academias realizam. A cerimônia de

posse é sempre um evento de gala, inesquecível, porém não basta ostentar o título e não dar de si um pouco mais para um mundo melhor. Enquadro-me nesta crítica, porém tenho a consciência do "fazer", só preciso fazer. Tenho procurado esse mistér, ou seja inserir-me mais em projetos culturais; Atualmente realizo um trabalho voluntario em escolas publicas em Diadema/SP, falar com os alunos, despertar neles o desejo de ler e escrever. Distribuo livros em locais públicos, vou a saraus. Mas é pouco. Enfim um título de Academia é algo muito importante, tão importante que é preciso se renovar; dar um salto, um mergulho nas profundezas da cultura, e voltar renascido não somente em lirismo, mas em fraternidade, com a visão macro do que seja vivência em sociedade. Propor a vida sobre a vida. Propor a alegria mas ter a consciência dos desvalidos. Propor o amor mas saber da fria lágrima da dor. Olhar o céu e a terra e medir a insanidade dos homens. Ser Acadêmico é viver o todo, sem restrições.

Andrade Jorge

Membro efetivo da ANLPPB - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro - cadeira 59

Membro Efetivo da Academia Internacional de Letras, Ciências e Artes-ALPAS 21 - cadeira 56 (Patrono Noel Rosa)

Membro Efetivo da Academia Saltense de Letras, cadeira 34 (Patrono Oswaldo de Souza Aguirre).