Jane Austen sai do túmulo?!


Quem já não ouviu falar da obra “Orgulho e Preconceito”, da autora inglesa Jane Austen? Um clássico da literatura.

Pois bem, o escritor e roteirista Seth Grahane-Smith deu vida nova à obra. Ou eu deveria dizer, deu “morte nova”?

Porque ele pegou toda a obra de Jane e reescreveu-a, adicionando zumbis como personagens. Isso mesmo, zumbis!

É claro que no livro ainda encontramos as irmãs Benet e todas aquelas intrigas sociais da Inglaterra do século XIX. Mas dessa vez toda a narrativa sofre acréscimos de uma Inglaterra vitimada por uma praga que ressucita os mortos. O engraçado é que eles saem à busca de cérebros frescos para se alimentar, bem típico de um filme de terror da cultura mainstream de nossa época.

E em meio a todo esse cenário de zumbis, as irmãs Benet treinam artes marciais e técnicas de armamento, sozinhas em seu casarão no campo, porque precisam de um bom preparo para o combate contra os mortos-vivos.

Uma das cenas mais famosas do romance, o baile em que Elizabeth é insultada por um pretendente, é radicalmente mudada quando o autor acrescenta os zumbis, que nesse momento invadem o salão.

Isso foi demais. Irado! - Como dizem alguns. Foi pensando dessa forma que tentei me colocar no lugar de leitores impacientes e com mais fome de ação, porque somente assim para entender o motivo de muitos dizerem que  o romance original é muito chato. Talvez essa comparação se sustente pelo fato de que existem leitores que só passaram a conhecer o livro original após o lançamento dessa adaptação. Então, imagine essa cena de cinema, quando você já está quase dormindo na poltrona, e de repente é surpreendido pelos mortos-vivos! Isso me lembrou o filme Um drink no inferno, que ia muito bem até os vampiros da cultura trash surgirem, roubando a cena.

O filme com os zumbis foi lançado este ano, e o trailer da versão cinematográfica do livro, com direção de David O. Russel e Burr Steers, segue disponível neste link: 
https://www.youtube.com/watch?v=fGw6lXk8tew.

Por estranho que pareça, o livro com a versão dos zumbis ainda conseguiu ser melhor que o seu filme.

O que Jane Austen diria sobre isso? Se ela pudesse sair de seu túmulo...
Sr Arcano
Enviado por Sr Arcano em 07/03/2016
Reeditado em 07/03/2016
Código do texto: T5566482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.